Cejusc e Nupemec realizam mais uma edição de Constelação Familiar no TJ-PI

Publicado por: Victor Bruno

 
 

Como já é tradicional na última segunda-feira de cada mês, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), realizou, na manhã de hoje (24), mais uma prática de Constelação Familiar. A atividade faz parte do projeto Leis Sistêmicas a Serviço da (Re)Conciliação. As atividades foram conduzidas pela palestrante e facilitadora Adriana Queiroz e aconteceu no auditório do Pleno do TJ-PI.

Na platéia estavam acadêmicos de Direito e convidados do programa Leis Sistêmicas. Dentre os acadêmicos, estava uma turma da faculdade de Direito da UniNassau. Os espectadores foram recebidos com música e com falas dos magistrados Virgílio Madeira Campos e Lucicleide Belo, coordenadores do Cejusc de 1.º Grau e do Numpemec. Os juízes enfatizaram a importância e a inovação representada pelas constelações familiares.

O evento de hoje também foi uma oportunidade para celebrar a memória do criador das constelações familiares, Bert Hellinger, falecido no último dia 19. Durante sua palestra, a facilitadora Adriana Queiroz fez um resumo da vida e da obra deste importante psicólogo e pensador, além de rememorar seus encontros com Hellinger. Para a facilitadora, Hellinger, que morreu aos 93 anos, levou uma existência dedicada “a serviço da vida”. “Temos profundo respeito por sua obra e seus serviços”, declarou.

Constelação

Considerada uma terapia familiar, a Constelação Familiar foi desenvolvida pelo pedagogo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger (1925−2019) na década de 1970 e foi introduzida no Brasil em 1999. No Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, as práticas de constelação são realizadas uma vez ao mês, ao longo do ano, abordando temas relacionadas à guarda, herança, divórcio e alienação parental, violência doméstica, adoção, proporcionando aos jurisdicionados reconciliação com a própria história de vida e conciliação no processo judicial.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email