Início » TJPI » Destaques » COPEDEM inicia segundo dia de evento com painel sobre tecnologias disruptivas

COPEDEM inicia segundo dia de evento com painel sobre tecnologias disruptivas

 
 

Após a cerimônia de abertura do LIV Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM), na noite desta segunda-feira (14), o evento iniciou o segundo dia de atividades com painéis voltados para os temas de inovação e tecnologias disruptivas. O presidente do COPEDEM e diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), desembargador Marco Villas Boas, foi o conferencista no painel “O Impacto das Novas Tecnologias Disruptivas no Sistema de Justiça”.

O magistrado pontuou que as tecnologias disruptivas impactam de tal forma na vida do cidadão que devem ser olhadas com cautela e racionalidade para que sejam utilizadas da melhor forma possível para promover a justiça, garantindo os direitos fundamentais.

“O Poder Judiciário atua como mediador na migração da plataforma de julgamento física para a digital. Sendo assim, é fundamental que os atores do Sistema de Justiça estejam preparados para essas mudanças e dominem o conhecimento sobre o uso das tecnologias. É essencial saber trabalhar de forma híbrida, porque essas tecnologias vieram pra ficar”, discorreu Marco Villas Boas.

O desembargador complementou ainda que o local de estudo, pesquisas científicas e aprofundamento sobres esses assuntos é nas Escolas e Academias Judiciárias: “O COPEDEM é um grande intermediário oferecendo consultoria e orientação para as Escolas nessa nova jornada”, ressaltou.

Para o diretor-geral da Escola Judiciária do Piauí (EJUD), desembargador Sebastião Martins, o evento tem uma grande importância prática, pois traz pautas contemporâneas para discussões, contribuindo para modificar e melhorar a forma de levar justiça à sociedade, com mais celeridade e transparência. “O uso assertivo dessas novas tecnologias resulta em um Judiciário mais eficiente e resolutivo, com foco nos cidadãos”, completou.

O LIV Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM) tem parceria com a Escola de Magistratura do Estado do Piauí-Esmepi e a Escola Judiciária do Piauí-Ejud. O evento segue durante toda a terça-feira (15) com painéis e discussões sobre o impacto das novas tecnologias no Judiciário.

 

 

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email