Desembargador José James é eleito como integrante da Academia Parnaibana de Letras

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O desembargador José James Gomes Pereira, coordenador da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), foi eleito integrante da Academia Parnaibana de Letras (Apal), uma instituição que visa ao estudo da cultura da língua portuguesa e do desenvolvimento literário, situada no município de Parnaíba (a 340 km de Teresina). A eleição aconteceu por meio de videoconferência, neste domingo (12), e foi conduzida pelo presidente da Apal, José Luiz de Carvalho.

O novo integrante ocupará a cadeira nº 09, que se encontrava vaga desde o falecimento do acadêmico José de Nicodemos Alves Ramos. A Academia Parnaíbana de Letras é composta atualmente do contista e poeta José Luiz de Carvalho, como presidente da Academia, e pelos patronos Benedicto dos Santos Lima, Humberto de Campos, Ademar Gonçalves Neves, Luiza Amélia de Queiroz, Luiz de Moraes Correia, Leonardo de Carvalho Castelo Branco, Jonas da Silva, Berilo Neves, R. Petit, Antonio José de Souza e Evandro Lins e Silva. Em sua sede existe um memorial sobre Humberto de Campos, grande escritor do início do século XX, onde encontra-se o Fardão de Imortal da Academia Brasileira de Letras.

Outros objetivos da instituição são o fomento do estudo científico, filosófico e artístico do município de Parnaíba; além de contribuir para a formação de acervos bibliográficos e disposição para consulta pública como apoios necessários à Biblioteca Municipal de Parnaíba.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email