Início » TJPI » Destaques » Ejud-PI realiza “Curso de Aperfeiçoamento em Mediação de Conflitos Fundiários”

Ejud-PI realiza “Curso de Aperfeiçoamento em Mediação de Conflitos Fundiários”

 
 

A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) concluiu, na última sexta-feira (23), o Curso de Aperfeiçoamento em Mediação de Conflitos Fundiários e Regularização Fundiária. A formação visou ao aprimoramento de competências dos mediadores judiciais do Poder Judiciário do Estado do Piauí na área de mediação fundiária e técnicas adequadas para tratamento de conflitos fundiários. Participaram do curso mediadores já certificados na formação em Mediação Judicial, além de integrantes do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, OAB e Interpi.

Durante a formação foram abordadas noções gerais de: Direito Fundiário; mediabilidade frente aos conflitos fundiários; as fases do processo de mediação de conflitos fundiários e competências autocompositivas; panorama dos procedimentos e técnicas de mediação.

Um dos ministrastes do curso, o magistrado Heliomar Rios Ferreira, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Parnaíba, ex-juiz da Vara Agrária de Bom Jesus e referência na área de solução de conflitos rurais, afirmou que a formação foi muito positiva. “Conseguimos passar um novo formato para o Cejusc Fundiário, que seria a atuação como interlocutor junto às demais instituições e não apenas junto às partes, tendo em vista as características totalmente diferente da matéria em relação às demais”, declarou, ressaltando a importância de esses profissionais atuarem na prevenção de conflitos.

O curso teve como formadoras, ainda, a mestre em Direito e Gestão de Conflitos Chrystianne Moura; e a especialista em Gestão de Conflitos Neilan Argento e a mediadora judicial e advogada Bruna Pimentel.

Promovido na modalidade on-line, presencial mediado por tecnologia via plataforma Webex Cisco, o curso contou com carga-horária equivalente a 24 horas/aula.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email