Início » TJPI » Destaques » EJUD realiza IV Jornada Científica do Judiciário Piauiense

EJUD realiza IV Jornada Científica do Judiciário Piauiense

 
 

Nesta sexta-feira (24), a Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) realizou a IV Jornada Científica do Judiciário Piauiense, no pleno do Palácio da Justiça. O evento deste ano trouxe como tema “Direito, Cidadania, Educação e Tecnologia” e reuniu desembargadores, magistrados (as), membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados (as), servidores (as) e estudantes.

A programação iniciou com a palestra (Im)possibilidade de Juiz Robô, com o professor Dr. Nereu José Giacomolli, que tem 28 anos de experiência como juiz e desembargador no Tribunal de Justiça do RS e é conferencista internacional, com vários livros e artigos científicos publicados.

“É muito importante essa integração da Escola com o Tribunal, com o meio acadêmico e com a comunidade jurídica e sociedade em geral. Esta jornada debate sobre temas importantes e atuais, como a inteligência artificial. A EJUD contribui na formação de magistrados (as) e servidores (as) e também na produção e transmissão de conhecimento para toda comunidade jurídica. É com alegria que contribuo em mais um evento importante como este em Teresina”, disse o palestrante Nereu Giacomolli.

Em seguida foram realizadas mesas de debates com os temas Provas Digitais na Instrução Processual e Reconhecimento Pessoal, Resolução 484/2022 CNJ. A primeira contou com a participação da advogada e professora doutora em Direito, Olívia Brandão; da magistrada e coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPI, Keylla Ranyere, e da defensora pública e coordenadora cível da Defensoria Pública do Piauí, Alynne Patrício.

A palestrante Olívia Brandão ressaltou a importância do evento para qualificação e formação dos profissionais do Poder Judiciário do Piauí. “É com alegria que participo desta Jornada Científica promovida pela EJUD-PI. Essa é uma oportunidade para que todos os participantes possam atentar em relação às novidades trazidas pela inovação e tecnologia”, destacou.

A magistrada Keylla Ranyere parabenizou a EJUD pelo evento. “Essa é uma oportunidade para os profissionais de Direito se reciclarem, terem contato com informações, debates e ricas participações. O tema discutido na nossa mesa de debate está em voga. É necessário que os profissionais deixem a visão analógica e passem a ser profissionais digitais, mais integrados com as novidades, o que pode enriquecer as instruções processuais, favorecendo decisões mais assertivas e efetivas”, afirmou a palestrante.

Finalizando a primeira mesa de debate, a palestrante Alynne Patrício destaca que o mundo está totalmente conectado e essas novas tecnologias afetam os processos. “Questionamentos sobre até que ponto essas provas digitais são válidas, quais são os requisitos, os parâmetros e se tem alguma questão legislativa tratando sobre isso são fundamentais nesse momento. Parabenizo a EJUD pela escolha do tema e pela oportunidade de levantar essa discussão”, disse.

A segunda mesa de debate foi intermediada pelo professor doutor em Ciências Criminais e defensor público, Juliano Leonel e pelo advogado e professor pós-doutor em Direito Penal e Criminologia, Lucas Villa.

O palestrante Juliano Leonel também parabenizou a EJUD pelo evento. “Foram palestras muito interessantes com discussões que são fundamentais para o futuro do Judiciário. Desejo que outros eventos como este possa ser realizados em breve”, comentou.

Para o palestrante Lucas Villa o evento fomenta o debate sobre a ciência do Direito no Piauí. “Agradeço o convite e parabenizo a EJUD pelo evento que trouxe temáticas de grande relevância para discussão, como o tema da nossa mesa, em que colaboramos com a discussão da resolução 484, do CNJ, que versa sobre o reconhecimento pessoal no processo penal”, destacou.

O diretor-geral da EJUD, desembargador José Ribamar Oliveira, esteve presente e recebeu todos com alegria e satisfação para mais um evento realizado pela EJUD com palestras de renome nacional. “É uma oportunidade única de debate e troca de informações em áreas relevantes da atualidade. Temos certeza que o evento contribui bastante para fortalecer o Judiciário do Piauí e trazer conhecimento para magistrados (as) e servidores (as), pontuou.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email