Início » TJPI » Destaques » Nesta quinta-feira(31), o Núcleo de Memória do TJ-PI realiza a II Exposição “Escravidão” em Piracuruca

Nesta quinta-feira(31), o Núcleo de Memória do TJ-PI realiza a II Exposição “Escravidão” em Piracuruca

 
 

Nesta quinta-feira(31), às 16h, o Espaço Jovem Desembargador Luiz Gonzaga de Brandão Carvalho localizado na praça Irmão Dantas, na cidade de Piracuruca-PI, sediará a II Exposição documental “Escravidão”. O evento é aberto ao público com objetivo de mostrar os principais documentos catalogados pelo Núcleo de Memória do Poder Judiciário Piauiense que retratam o período histórico da escravidão no País, especialmente no estado do Piauí.

Espaço Jovem Desembargador Luiz Gonzaga de Brandão Carvalho.

Os visitantes poderão conferir um acervo histórico com diversos documentos, originais da época, como cartas de alforrias, comprovantes de compra e venda de escravos, crimes envolvendo escravos e outros registros documentais recolhidos nas comarcas de Jerumenha, Oeiras, Campo Maior, Castelo, Amarante, Pedro II, Santa Filomena e Piracuruca.

“Piracuruca, município à 208 km de da capital, Teresina, é a localidade com maior quantidade de documentos que comprovam a escravidão no Piauí, nos séculos XVII e XIX, então, o fato dessa segunda exposição ser em Piracuruca é um grande marco, é a oportunidade de apresentar às futuras gerações a importância da temática para a história”, destacou Willame Carvalho, curador da exposição.

O curador destaca que entre os documentos encontrados em Piracuruca estará a Portaria do subdelegado do Distrito de Piracuruca e auto de desobediência pelo Reverendo Vigário da Freguesia, Máximo Martins Ferreira. O escravo Franco fora cruelmente cortado pelo vigário e para que isso se confirmasse, o subdelegado chamou o escravo para ser examinado, em 5 de março de 1876.

“O Núcleo de Memória do TJ-PI tem um acervo histórico riquíssimo de documentos, que serão disponibilizados para ajudar estudantes, pesquisadores, historiadores e toda a sociedade a ter um olhar reflexivo sobre esse período histórico tão marcante para a memória do povo brasileiro, além de ajudar a resgatar a história de vida de milhares de pessoas escravizadas no Brasil Colônia e Brasil Império”, ressaltou o presidente do Núcleo de Memória, desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho.

Durante o evento também será inaugurado um espaço permanente do Núcleo de Memória do Poder Judiciário no município, Piracuruca, além da apresentação do livro “A história de um homem” de autoria do desembargador aposentado Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho. 

A II exposição sobre os documentos históricos ficará aberta a partir das 16 horas desta quinta-feira(31) e segue até o dia 10 de abril, das 8h às 12h e 14h às 17h. O evento conta com apoio do TJ-PI, Escola Judiciária do Piauí(EJUD-PI), Corregedoria Geral da Justiça e Prefeitura de Piracuruca.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email