Início » TJPI » Destaques » Presidente do TJPI apresenta painel sobre estratégia e resultados na gestão judiciária

Presidente do TJPI apresenta painel sobre estratégia e resultados na gestão judiciária

 
 

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, apresentou hoje (15) o painel Estratégia, Projetos, Execução e Resultados na Gestão Judiciária Conferencista, durante a programação do LIV Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM).

  

Em sua apresentação, o desembargador destacou a execução do plano de gestão estabelecido para o biênio 2021-2022, alinhado às estratégias nacionais do Poder Judiciário.

Elaboramos uma agenda estratégica anual, com a definição de metas claras e possíveis. Melhoramos a governança do Tribunal de Justiça do Piauí, com a criação de vários painéis estatísticos, que nos permitem acompanhar diariamente a evolução dos números que refletem a prestação jurisdicional em todo o Estado. Além disso, catalogamos e monitoramos a execução de iniciativas alinhadas aos nossos objetivos estratégicos, como a criação e implantação do Laboratório de Inovação, o projeto Sala de Acessibilidade Digital, a criação do Núcleo de Parametrização do 1º Grau e tantas outras. Esse olhar detalhado sobre o cotidiano das tarefas desenvolvidas no Tribunal, alinhado ao suporte aos magistrados e servidores e à forte política de formação continuada em serviço rendeu resultados muito expressivos à nossa gestão”, ressaltou o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

De acordo com o desembargador José Ribamar Oliveira, o trabalho direcionado e alinhado à estratégia institucional e nacional e a aplicação da metodologia de projetos do TJPI desenvolveu a cultura de governança na atuação dos Comitês, Comissões e Grupos de Trabalho do Tribunal, proporcionando o alcance dos objetivos propostos.

Podemos citar, como resultados, a desativação de sistemas antigos e a tramitação de todos os processos no sistema PJe; o aumento de 16% no Índice Comparado da Justiça; a elevação do Índice de Produtividade do Magistrado no 1º e no 2º Grau; o aumento no número de processos baixados; e o 1º lugar entre os tribunais estaduais no Ranking da Transparência do CNJ. Sabemos que cada índice melhorado se reflete diretamente na qualidade do serviço prestado ao cidadão, àquele que necessita do Judiciário”, completou o desembargador José Ribamar Oliveira.

O LIV Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM) reúne diretores de escolas estaduais da magistratura de todo o país, com discussões sobre as inovações tecnológicas disruptivas e seus impactos no Sistema de Justiça e é uma realização da Escola da Magistratura do Piauí (Esmepi) e da Escola Judiciária do Piauí (Ejud).

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email