Início » TJPI » Destaques » Ejud-PI realiza live “Resgate histórico do Judiciário piauiense” com presença do desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho

Ejud-PI realiza live “Resgate histórico do Judiciário piauiense” com presença do desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho

 
 

Resgatar a história do Judiciário Estadual para preservar a história do povo do Piauí. Este é o intuito da live “Resgate histórico do Judiciário piauiense”, que a Escola do Judiciário do Piauí (Ejud-PI) realiza amanhã (26) com o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, o professor Willame Carvalho e o analista judiciário Rafael Dantas, membros do Programa Gestão Documental, Memória e História do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Prodoc). A transmissão acontece via canal oficial da Ejud-PI na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube.

“Nós queremos, com este evento, enfatizar a importância que o trabalho de resgate histórico têm para o contexto da sociedade piauiense. É necessário sensibilizar o povo para a esse tipo de atividade”, diz Willame Carvalho. O Prodoc foi criado no início deste ano, tendo sua primeira reunião em fevereiro. “O Piauí é um dos poucos estados que ainda não possui um órgão desse gênero; o que estamos fazendo aqui é estabelecer e cuidar da conexão entre passado, presente e futuro através da memória do nosso Tribunal”, disse.

O palestrante destaca que as atividades do Prodoc não foram interrompidas por causa da pandemia. “Seguimos com nossas pesquisas, fazendo importantes descobertas em Teresina e em Oeiras, especialmente. Recentemente, encontramos uma série de documentos da Justiça do Piauí que datam dos séculos XVII e XVIII”, afirmou.

Os participantes
Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, chefe de gabinete da Secretaria de Cultura do Estado, entre diversas outras atividades.

Willame Carvalho é mestre em História da Educação, doutorando em sociologia e servidor do TJ-PI.

Rafael Dantas é analista judiciário do TJ-PI, mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Estado Democrático e Sociedade Contemporânea, também na UFPI.

Prodoc
O Programa Gestão Documental, Memória e História do Poder Judiciário do Estado do Piauí foi criado pela Portaria no. 239/20 e é presidido pelo desembargador Luís Gonzaga Brandão de Carvalho, supervisionado pelo desembargador Olímpio Galvão. Tem como vice-presidente o juiz Edson Alves da Silva e como membros: William Carvalho e Silva, Maria Evangilina Barroso de Araújo Dias, Francisco das Chagas Mendes de Meneses, Rafael Dantas Nery, Clarindo José Lopes Machado e Haroldo Felipe da Costa.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email