Teresina em Ação: TJ-PI realiza mais de 120 atendimentos no bairro Santa Fé

 
 

Mais uma edição do “Teresina em Ação” foi realizada, no último sábado (23), no bairro Santa Fé, zona Sul da Capital, para prestar atendimentos à população. O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), esteve presente mais uma vez. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Teresina e a Rede Clube.

Durante o Teresina em Ação, a equipe do Cejusc esclareceu dúvidas sobre conciliação e mediação pré-processual e processual, prestou informações sobre mediação judicial e mediação digital, além de agendar as sessões de mediação para a resolução de conflitos judiciais. A equipe também efetuou, por meio da Justiça Itinerante, a inscrição dos casais interessados em participar de casamento comunitário, além de orientar as pessoas quanto à documentação necessária. “Sessenta casais fizeram o agendamento neste sábado e a previsão para realização dos casamentos comunitários é no dia 18 de maio deste ano, dentro de mais uma edição do projeto”, conta a coordenadora de políticas judiciais e cidadania do Tribunal de Justiça do Piauí, Patrícia Barros.

Foram realizados, ao todo, 120 atendimentos pela equipe do Cejusc, em sua maioria, relacionados aos casos de divórcio e pensão alimentícia e desse total, seis sessões de mediação e conciliação pré- processuais foram agendadas e encaminhadas para o Cejusc 2° Grau, para a resolução do conflito por meio de um acordo entre as partes envolvidas. Foi prestado atendimento também às pessoas com débitos bancários ou dívidas de cartões de créditos e que solicitaram a renegociação de suas pendências financeiras.

Estiveram presentes no “Teresina em Ação”, além da equipe do Cejusc, a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Lucicleide Pereira Belo, e a mediadora voluntária Elizabeth Gomes da Silva.

A 19ª edição do projeto ofereceu à população cerca de 150 serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, lazer e cultura, como teste rápido de HIV, cadastramento em programas sociais do Governo Federal, alistamento militar e emissão de carteira estudantil. Além disso, em função do Dia do Consumidor (15 de março), foram ofertados serviços de orientação sobre a temática pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí e a Câmara dos Dirigentes Logistas de Teresina (CDL), além de esclarecer dúvidas sobre o andamento de processos. O evento contou ainda com a apresentação artística do cantor Marquinhos do Pará. 

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email