TJ-PI terá participação pioneira em programa nacional de prevenção à corrupção

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) deverá ser o primeiro Tribunal de Justiça do país a participar, efetivamente, do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), uma ação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que é executada pelas Redes de Controle nos estados.

A reunião de apresentação do programa aconteceu na manhã desta quarta-feira (24/03), sendo o TJ-PI representando pelo Juiz Auxiliar da Presidência, Rodrigo Tolentino. Segundo Rodrigo Tolentino, o objetivo principal do programa é fortalecer as estruturas de prevenção à corrupção das organizações públicas do país.

“Dentro do programa o TJ-PI terá uma participação de destaque, não só como colaborador, mas também realizando diagnósticos prévios e análises de eventuais situações de corrupção, até mesmo dentro do próprio Poder Judiciário. Também atuaremos como sensibilizadores dos gestores municipais e estaduais, para que haja adesão política e tenhamos prevenção da corrupção”, destacou o magistrado.

Para ele, o programa tem uma importância muito grande e o Tribunal deverá colaborar muito com esse controle, como forma de aumentar os mecanismos de combate à corrupção.

“Estaremos empenhados em nosso trabalho, tanto no cumprimento das metas do CNJ, como no auxílio ao combate à corrupção. Observamos, portanto, que nosso grande desafio será pelo fato de que seremos pioneiros nessa participação efetiva. Vamos buscar realizar ações coordenadas com os demais órgãos para que nosso trabalho seja exitoso”, pontuou Rodrigo Tolentino, que na reunião também representou o presidente do TJ-PI,  Desembargador Oliveira.

ATUAÇÃO NO PIAUÍ
No Piauí, foi instituído um Grupo de Trabalho da Rede de Controle/PI (GT PNPC), composto por Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), para conduzir o programa.

Alguns dos objetivos do programa apresentados nesta quarta-feira

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email