Abertura da Jornada Científica tem palestra magna proferida pelo presidente do TJMA

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

A III Jornada Científica do Judiciário Piauiense teve início na manhã desta quinta-feira (30), com palestra magna do desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, presidente do TJMA. A jornada é organizada pela Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Piauí (EJUD/TJ-PI) e acontece até amanhã (01), no auditório do TJ-PI, situado na Praça Desembargador Edgard Nogueira – bairro Cabral.

Em sua fala, o desembargador Paulo Velten destacou os avanços tecnológicos advindos da pandemia nos últimos dois anos e ainda a aproximação da sociedade e Judicário, através das ferramentas tecnológicas.


“Não podemos abandonar a cultura de proximidade com o uso da tecnologia. Pelo contrário, devemos propor uma Justiça mais próxima da cidadania, capaz de assegurar os direitos fundamentais da pessoa humana. Essa é a oportunidade de aproximação, sobretudo com a população mais carente. Esse hoje é o grande desafio: trazer a modernidade e aproveitar a tecnologia em favor do Judiciário”, destacou o desembargador Paulo Velten.

Em 2022, a III Jornada Científica do Judiciário tem como tema “O Judiciário na Era das Inovações”. Já na abertura do evento, o chefe do Judiciário piauiense, desembargador José Ribamar Oliveira, pontuou a importância da jornada para a construção de uma Justiça mais célere, eficaz e produtiva.

“Trata-se de uma verdadeira oportunidade de estarmos juntos, conversando sobre como o Judiciário pode melhorar a sua atuação perante a tantos temas em que a sociedade está inserida”, frisou o desembargador José Ribamar Oliveira.

Também presente na abertura, o diretor-geral da EJUD, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, pontuou a satisfação em ter um evento que discutirá pontos cruciais para o bom desenvolvimento do Judiciário e da sociedade em geral.

“Serão dois dias em que poderemos discutir assuntos como sustentabilidade e teoria do dano ambiental; resolução de conflitos na era digital; mídias sociais e violência contra mulher; superendividamento familiar, e tantos outros temas que certamente contribuirão para a atuação de quem faz a justiça e, sobretudo, para a aplicação desses conceitos nos serviços prestados à sociedade”, disse o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Ainda durante a solenidade foram entregues a medalha do Mérito Judiciário ao presidente do TJMA, além da Medalha da Escola Judicial desembargador Tomaz Campelo e placas de agradecimento à governadora Regina Sousa; ao presidente do TJPI, José Ribamar Oliveira; ao presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten; ao corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes; ao vice-corregedor da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Joaquim Santana Filho; ao reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes Fernandes; e à delegada da Polícia Civil do Estado do Piauí, Eugênia Villa.

A III Jornada Científica do Judiciário Piauiense é destinada a magistrados (as), membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados (as), servidores (as), estudantes e ao público externo.

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email