“Agenda 2030”: Nupemec/TJ-PI divulga 2º objetivo da campanha, voltado ao estímulo do desenvolvimento sustentável e da erradicação da fome

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Dentro da campanha “Conhecendo a Agenda 2030”, a cada semana o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Piauí (Nupemec/TJ-PI) divulga, juntamente com seus parceiros, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para conhecimento de servidores e demais usuários da Justiça. Nesta segunda-feira (17), o objetivo abordado no perfil @equipenupemectjpi, na rede social Instagram, trata da promoção da segurança alimentar e da agricultura sustentável. A ação está sendo realizada em parceria com o Projeto Casulo Alegria, promovido no povoado Alegria, que trabalha com agricultura sustentável. A Agenda 2030 é a agenda de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Os 17 ODS são voltados à defesa da prosperidade e do bem-estar da sociedade em geral, respaldada em ações de combate à fome, saúde e educação de qualidade, promoção da paz e da justiça, dentre outras. O 2º objetivo, trabalhado pelo Nupemec ao longo desta semana, engloba as seguintes metas: a erradicação da fome, o alcance da segurança alimentar e melhoria da nutrição e da agricultura sustentável.

O coordenador de Políticas Judiciárias de Cidadania do TJ-PI, Rinaldo Sousa, explica que “o consumidor de produtos agrícolas tem uma grande importância e responsabilidade, pois pode estimular cada vez mais o desenvolvimento sustentável na agricultura”. “A agricultura sustentável pode garantir às gerações futuras a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta. É importante que os consumidores saibam a origem dos produtos agrícolas que consomem. Assim, podem dar preferência para os produtos de empresas agrícolas que estão no caminho da sustentabilidade ambiental e social. O consumo de produtos orgânicos também é uma boa medida para ajudar neste sentido”, completa.

O presidente da Agroagro, que integra o projeto Casulo Alegria, Domingo Mariano, conta que a produção agrícola local é muito importante para garantir a renda e o sustento das famílias que vivem na comunidade e que a parceria com o Nupemec/TJ-PI é importante, ainda, para mostrar à sociedade os trabalhos desenvolvidos pela comunidade.

ODS

Outros objetivos da Agenda 2030 são: erradicação da pobreza, educação de qualidade; igualdade de gênero; promover água potável e saneamento; energias renováveis e acessíveis; trabalho digno e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestruturas; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumo sustentáveis; enfrentar a ação climática; proteger a vida marinha; proteger a vida terrestre; promover a paz, a justiça e instituições eficazes e viabilizar parcerias para a implementação dos objetivos.

Parceria

O Projeto Casulo Alegria funciona desde 1998. Atualmente envolve 32 pessoas, que trabalham na horta e no campo, além de contar com a parceria dos jovens que moram na comunidade local. O projeto tem o apoio da Prefeitura de Teresina para distribuição dos alimentos nas creches e venda em algumas feiras. São, ao todo, 20 hectares de terra plantada. No local, são produzidos legumes, frutas, verduras e hortaliças, como: feijão, macaxeira, melancia, banana, abóbora, hortaliças, cebola, alface, coentro, berinjela, maracujá, tomate, mamão.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email