Calendário de pautas do 2º grau inicia amanhã (22) com os temas “violência doméstica e familiar” e “direito do consumidor”

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

Terá início amanhã (22) o calendário de pautas temáticas do 2º grau de jurisdição do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) para o ano de 2024. As primeiras pautas a serem tratadas, de 22 de março a 1º de abril, envolvem os temas “violência doméstica e familiar” e “direito do consumidor”, com o julgamento de ações antigas.

 

Os eixos serão cumpridos no ensejo das comemorações do mês da mulher e do consumidor, e estão alinhados a diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece prioridade no julgamento de processos relacionados a feminicídio e violência doméstica e familiar contra mulheres, bem como no julgamento de processos mais antigos.

 

Pautas temáticas

Por meio da Portaria Nº 337/2024, o TJ-PI estabeleceu o calendário de pautas temáticas do 2º grau para 2024. A iniciativa estratégica tem como objetivo estimular as unidades judiciárias da 2ª instância (gabinetes de desembargadores) a promoverem o julgamento de demandas assertivas e impulsionar o 2º grau do TJ-PI nos requisitos do Prêmio CNJ de Qualidade 2024, trazendo celeridade processual, redução do tempo médio de tramitação e, consequentemente, aumento de baixas processuais e efetiva redução de acervo processual.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email