Cejusc de Floriano supera marca de 500 sessões de mediação/conciliação realizadas

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Floriano (a 240 km de Teresina), inaugurado há um ano e dois meses, superou a marca de 500 sessões de mediação/conciliação realizadas. Os números alcançados já se mostram expressivos: a unidade realizou 535 sessões de mediação/conciliação, com acordos que somam cerca de R$ 1.130.000,00.

Os dados são oriundos de relatório de atividades confeccionado pela unidade. As audiências foram conduzidas por uma equipe capacitada de mediadores e conciliadores, sob coordenação do magistrado Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos, titular da 3ª Vara da comarca de Floriano.

De 577 audiências agendadas para o período compreendido entre 24 de setembro de 2018 e 6 de dezembro deste ano, 92% foram realizadas. As sessões envolveram procedimentos de naturezas processual e pré-processual.

Em Floriano, a unidade do Cejusc é formada por um secretário capacitado em métodos de solução de conflitos, Aldefran Reis, uma colaboradora auxiliar da Justiça, Eliane Martins, e uma estagiária, Lara Moreira. Uma equipe composta por cinco facilitadores, entre conciliadores e mediadores capacitados e formados pela Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI), também soma esforços na condução dos trabalhos.

Atribuições

São competências do Cejusc disponibilizar aos cidadãos, pelas vias judicial e extra-judicial, meios adequados para solução de conflitos, propiciar espaços e modos de tomar decisões que minimizem os fatores de atrito e tensão e potencializar a segurança e a tranquilidade nas relações sociais, com o objetivo central de promover e disseminar a cultura de paz.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email