CGJ: Distribuição de 1° Grau conclui migração de mais de 100 mil processos

Publicado por: Eliane Alves

 
 

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí(CGJ-PI) realizou, por meio da Distribuição de 1° Grau da comarca de Teresina, a migração de 100.967 processos físicos do sistema informatizado Themis Web para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Do total de 130.893 processos físicos em tramitação no Themis Web, 77,13% já foram migrados na atual gestão da CGJ-PI, conforme relatório extraído do TJPI em Números.

“A migração melhora o gerenciamento de toda a tramitação dos processos, desde a proposição da ação até a sentença e arquivamento, inclusive na contagem dos prazos, além da eliminação de tarefas repetitivas e burocráticas”, enumera a chefe da Distribuição de 1º Grau da comarca de Teresina, Vanessa Martins.

A servidora explica, ainda, que a virtualização dos processos criminais físicos do Themis para o PJe atende aos macrodesafios do Poder Judiciário, sendo eles: o aprimoramento da gestão da justiça criminal e a agilidade e produtividade na prestação jurisdicional. “Além de estar em alinhamento com a diretriz da resolutividade, que consta no plano de gestão do biênio 2021-2022 do TJ-PI”, conclui.

“O sistema eletrônico PJe permite a visualização da quantidade de processos em cada tarefa, e, consequentemente, uma melhor organização da rotina nas unidades. Isso traz avanço para as unidades judiciárias é uma melhor prestação jurisdicional àqueles que buscam a Justiça”, afirma o corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email