Comarca de Picos aumenta número de sessões do Tribunal Popular do Júri

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

A última Sessão do Tribunal Popular do Júri foi realizada nessa última terça, 04/12, na Comarca de Picos. A 5 ª vara da referida Comarca tem desenvolvido importante trabalho no julgamento célere dos processos por crimes dolosos contra a vida.

Nos três últimos anos houve um incremento do número de processos levados a julgamento pela unidade judiciária. No ano de 2016 ocorreram 9 sessões, em 2017, foram 12 e em 2018, o número saltou para 23 sessões realizadas com sucesso, sem intercorrências quanto à segurança e sem prejuízo no andamento dos demais processos de competência do juízo.

As sessões foram realizadas com recursos do suprimento de fundos do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), com todas as prestações de contas aprovadas até o presente momento.

Outro dado relevante é a redução do número de homicídios na região de Picos. Conforme o Delegado de Polícia Civil, Dr. Agenor Ferreira Lima Júnior, tal redução é reflexo também do sério trabalho desenvolvido pela justiça na Comarca. “Através de dados estatísticos do Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal, constatou-se a sensível redução do número de homicídios em Picos, de 21 homicídios ocorridos em 2017 para 5 em 2018, e isso se deve, sem sombra de dúvidas, ao trabalho desenvolvido em conjunto com a polícia e a justiça, ágil na função de processar e punir os acusados de crimes tão danosos”, acrescenta Dr. Agenor.

Segundo a Exma. Sra. Juíza de Direito titular da 5ª Vara, Dra. Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, “Nós temos concentrado todos os esforços no sentido de colocar em pauta, de forma célere, os processos prontos para julgamento pelo Tribunal Popular do Júri, tendo em vista a gravidade dos crimes dolosos contra a vida, garantindo à sociedade uma resposta eficaz e a promoção da justiça e paz social na Comarca de Picos e Comarcas agregadas, Francisco Santos, Bocaina e Santa Cruz do Piauí ”.

A magistrada reitera a importância de “destacar a valorosa contribuição de todos os atores desse processo, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os advogados, os servidores da 5 ª vara e, sobretudo, os Jurados da Comarca, pois estes abrem mão de suas atividades pessoais e profissionais para cumprirem importante dever cívico atribuído a eles pela nossa Carta Magna, e o fazem de forma íntegra e comprometida ”.

Como dito pela Exma. Juíza, a realização frequente de Sessões do Tribunal Popular do Júri na Comarca de Picos contribui para a garantia da paz social na medida em que oferece uma resposta eficaz e constitucional aos delitos mais graves ocorridos em sociedade, que são os dolosos contra a vida.

 

FONTE: Comarca de Picos

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email