Comissão de enfrentamento ao assédio do TJPI alinha parceria com a OAB-PI

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Reunião entre a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e a Comissão da Mulher Advogada da OAB-PI alinhou parceria com vistas ao trabalho ainda mais efetivo quanto à temática no âmbito do Poder Judiciário.

Segundo a juíza Maria Luíza, que preside a comissão no TJPI, esta parceria com a advocacia será fundamental para que as ações já implementadas nos últimos anos possam ser potencializadas e mais pessoas possam ser atendidas.

“Em atendimento ao que orienta o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nós temos atuado junto a este tema e, para tanto, já estamos traçando as ações para que possamos cumprir as metas do Prêmio CNJ de Qualidade 2023. Este trabalho implica expandir o que já foi feito, que foi criar a Comissão, lançar campanha temática, preparar cartilha, realizar curso de capacitação de magistrados e magistradas, servidores e servidoras e o acolhimento das mulheres vítimas. E esta parceria não só com a OAB-PI, mas com o Ministério Público e Defensoria Pública, representa uma união de forças de todos estes órgãos integrantes do Sistema de Justiça. Em breve, nós nos reuniremos novamente para já executar as primeiras ações deste novo ciclo”, destacou a magistrada.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PI, Beatriz Sousa, esta atuação conjunta no combate ao assédio moral e sexual e a esta violência contra a mulher em geral e contra a mulher advogada será fundamental para sua minimização na sociedade.

“Ficamos felizes em saber que no TJPI esta comissão é presidida por uma mulher, pois quando uma mulher está à frente de uma comissão como esta, nós nos sentimos mais confiantes e muito bem representadas. A Ordem entende que não há mais espaço para a violência contra a mulher e os tipos de assédio. Temos um dado triste, que uma em cada três mulheres advogadas já sofreu assédio em seu ambiente, e é esta realidade que queremos mudar. Logo, ações como as que estão sendo desenvolvidas pelo Judiciário são fundamentais e a OAB, por meio de sua comissão temática, está pronta para colaborar”, enfatizou a advogada.

Presente à reunião, a secretária de Gestão Estratégica do TJPI, Lanny Cléo, explicou como funcionam os indicadores do CNJ que medem o trabalho realizado pelo TJPI em todas as suas áreas. Ela apresentou também indicativos dos próximos passos a serem dados pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação como forma de obter a pontuação máxima do CNJ quanto ao tema.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email