Conciliação virtual: Plataforma Consumidor.gov.br recebe adesão da Equatorial Piauí

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Como uma alternativa mais célere e menos burocrática de solução de conflitos entre empresas e consumidores, a plataforma Consumidor.gov.br já conta com o cadastro de mais de 650 empresas em todo o País. No âmbito da Justiça piauiense, os trabalhos de conciliação por meio dessa ferramenta  são coordenados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec),  do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Na última semana, a companhia energética Equatorial Piauí aderiu à plataforma, já tendo realizado as primeiras conciliações virtuais com seus clientes.

A magistrada coordenadora do Nupemec, juíza  Lucicleide Pereira Belo, explica que, com a adesão da Equatorial Piauí à  plataforma,  o consumidor pode negociar  diretamente e isso não  demanda nenhum  custo para as partes. “Assim, evita-se, por exemplo, que a pessoa que já  está  devendo a conta de energia tenha o custo do processo. Além  do mais, esse instrumento é mais célere. Você tem a sua demanda resolvida em 10 dias; com sete dias, a empresa manda o resultado para o consumidor. Nós  estamos em tempo de isolamento e nesse momento não  temos a opção  presencial, então,  a melhor opção é  utilizar  a plataforma Consumidor.gov.br”, reforça.

O coordenador de Políticas Judiciais e Cidadania do TJ-PI, Rinaldo Sousa, explica que a “adesão à plataforma Consumidor.gov.br é muito importante como alternativa para não deixar o consumidor desamparado, especialmente neste período de isolamento social, em que a maioria dos órgãos pararam de funcionar de forma presencial, em decorrência da pandemia”.

Para o gerente jurídico  da Equatorial Piauí, Windsor Santos, “essa via é mais uma forma de ampliar os canais de atendimento ao consumidor, de informatizar, de tornar digital, para que o consumidor, de dentro de sua casa, sem necessidade de se dirigir a agências, sem necessidade de ir a órgãos como Procon ou Defensoria Pública, possa solicitar a resolução de seu problema”. “Até o momento, respondemos todas as reclamações dentro do prazo e obtivemos nota máxima na avaliação dos clientes. Então é uma via muito fácil, simples e didática de acesso com o nosso cliente e que agiliza muito o tratamento dos problemas e das solicitações dos nossos consumidores”, avalia.

Consumidor.gov

A plataforma é um serviço público que permite um relacionamento direto, por meio da internet, entre consumidores e empresas para soluções de conflitos. Atualmente, o Consumidor.gov.br possui mais de 650 empresas cadastradas em todo Brasil e proporcionou 81% de acordos entre partes litigantes.

As empresas interessadas na resolução de seus litígios através da plataforma efetuam seu cadastro para se relacionar com os consumidores. A base pública é constantemente alimentada com os indicadores de retorno dos consumidores com sugestões, reclamações. Com isso, o consumidor pode verificar e selecionar na plataforma a opção de qual empresa deseja contatar, de forma inteiramente on-line e gratuita.

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