Dia Mundial do Doador de sangue é marcado por ações de conscientização no Piauí

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

Durante o mês de junho, comemora-se o Junho Vermelho, período reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como época de conscientização sobre a importância da doação de sangue e nesta segunda-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para comemorar a data, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí – HEMOPI organizou uma série de atividades a fim de conscientizar a população sobre a relevância do tema.

A meta é conseguir mil doações de sangue por semana, totalizando 4 mil doações até o dia 14 de julho. Esse número foi acordado após levantamento realizado pelo Hemopi, já que desde o início da pandemia, o número de doações de sangue no Centro caiu cerca de 40%.

Para 2021, o Hemopi buscou formas de atrair os doadores, respeitando os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias em virtude da pandemia. Durante o mês de junho, várias ações serão realizadas nas quatro unidades de coleta do Hemopi: Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano.

 A programação inclui desde a iluminação da Ponte Estaiada e o Palácio de Karnak, entre os dias 14 e 19 de junho, instalação de placa na ponte Juscelino Kubitscheck, até passeio ciclístico que será realizado em parceria com 14 clubes de ciclismo da capital e o município vizinho de Timon (MA).

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de sangue e plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Quem pode doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email