Dimensionamento da Força de Trabalho é foco da terceira etapa da consultoria ProValore

Publicado por: Eliane Alves

 
 

Analisar gargalos e propor soluções para um melhor dimensionamento da força de trabalho do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Esses são os objetivos do terceiro produto entregue pela consultoria ProValore, contratada pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) para prestar serviços voltados à uniformização e simplificação de processos e equalização da força de trabalho nas unidades judiciárias de 1º e 2º Graus do TJ-PI. Nesta quinta-feira (8), a empresa apresentou a integrantes da CGJ-PI e da Presidência do Tribunal propostas para uma melhor equalização da distribuição de recursos humanos no Judiciário piauiense.

No início do encontro, o consultor Erik Andrade apresentou os principais gargalos identificados por meio de entrevistas realizadas com magistrados e secretários de varas. Dentre eles: dificuldade de padronização de atos cartorários, distribuição equivocada de processos por advogados, necessidade de maior capacitação, acúmulo de demandas periciais e de contadoria.

Para a convenção do diagnóstico, foi analisada a força de trabalho integral do TJ-PI: magistrados, servidores das áreas de apoio direto e indireto das unidades de primeiro e segundo graus e administrativas, e auxiliares da Justiça, terceirizados, estagiários.

“Após enriquecedoras entrevistas com magistrados e servidores e diagnóstico da regulamentação da lotação paradigma do TJ-PI, alinhada à Resolução 219 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), propusemos soluções metodológicas como a criação de índices compensatórios de locação de pessoal e criação do setor de parametrização”, enumerou o consultor que, ao longo do encontro, destacou que um avanço de produtividade não passa necessariamente por aumento do número de servidores, mas por uma melhoria de fluxos, automação e padronizações, por exemplo.

O presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), juiz Leonardo Brasileiro, presente à reunião, afirmou estar animado com a consultoria e os produtos entregues. “Ficamos muito agradecidos à Corregedoria, pois, vemos que esse trabalho trará importantes resultados para o funcionamento das unidades jurisdicionais e, consequentemente, da prestação jurisdicional”, comentou.

O juiz auxiliar da Presidência Rodrigo Tolentino também falou sobre os relevantes resultados já apresentados pela consultoria e disse que várias das sugestões apresentadas na reunião são passíveis de aplicação ainda na atual gestão, como a lotação de novos profissionais nas áreas de perícia e contadoria, apontadas como entraves para a efetivação de baixas processuais.

O desembargador Fernando Lopes, corregedor-geral da Justiça, lembrou que o trabalho deve trazer dividendos ao TJ-PI, culminando na melhoria da prestação jurisdicional e do desempenho do Tribunal em rankings do Conselho Nacional de Justiça. “Temos visto um grande engajamento da Corregedoria, da Presidência e de todos que estão participando das atividades da ProValore. Isso é fundamental para o sucesso desta consultoria. Não tenho dúvidas de que chegaremos a excelentes resultados “, declarou.

Participaram, ainda, da reunião, os juízes auxiliares da CGJ-PI, João Henrique Gomes e Carlos Augusto Arantes; o secretário de Administração do TJ-PI, Tiago Moreira; a secretária-geral da CGJ-PI, Alda Gardênia Alencar; e Joel Azevedo, diretor da ProValore.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email