E. M. Professor João Porfírio de Lima Cordão recebe projeto Flores Incultas

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

Não permitir que a filha e outras mulheres passem por situações de violência é o desejo de Maria José Magalhães. A dona de casa participou nesta quinta-feira(18) da apresentação do projeto Flores Incultas a estudantes e mães na Escola Municipal Professor João Porfírio de Lima Cordão.

Com os olhos atentos, Maria José Magalhães acompanhou na primeira fila todas as informações passadas pela equipe do projeto.

“Eu tenho uma filha nesta escola e acredito que esses são ensinamentos muito importantes, ensinar às nossas filhas os primeiros sinais de abuso, da violência contra mulher, e como denunciar. Tenho muitas amigas e as ajudo a perceberem os primeiros sinais, presto muita atenção, eu converso, aviso e já reconheço aquelas que são violentadas ou sofrem abuso em casa. Também tenho medo de que minha filha passe por esse tipo de violência e falo para ela dos sinais, o ciúme em excesso, por exemplo, falo que ninguém pode proibir de vestir a roupa que ela quer, que não pode bater nela”, declarou.

Durante a ocasião, o juiz auxiliar da presidência do TJPI, Lirton Nogueira, relembrou alguns casos de violência doméstica que marcaram sua carreira com objetivo de mostrar que a violência doméstica é mais comum do que se imagina.

“Cotidianamente, diversas situações envolvendo violência contra a mulher chegam às portas do Judiciário, e nós, através desse projeto queremos trazer a conscientização para meninos e meninas, para que a violência contra mulher pode ser prevenida e combatida, antes que chegue ao Poder Judiciário. Contei aqui apenas um caso que acompanhei de perto, mas são inumeráveis casos de mulheres sendo agredidas diariamente, de diversas formas, física, psicológica, sexual e patrimonial, então são vidas que podem ser salvas”, explicou o magistrado Lirton Nogueira.

“É uma palestra muito importante porque existem muitas mulheres que ainda não conhecem sobre a Lei Maria da Penha e, às vezes, conhecem e não denunciam o agressor. É um alerta a todas as mulheres, são informações que encorajam as mulheres a realizarem as denúncias, destacou Julia Ferreira, estudante do 9º ano.

O projeto Flores Incultas, idealizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, faz parte da macrocampanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e vem realizando vários rodas de conversa sobre violência contra mulher em escolas das redes pública e privada do Piauí.

“Ficamos muito felizes por essa parceria. Um trabalho social, preventivo e de grande valia. Acredito que o TJPI tem muita propriedade para falar e esclarecer por lidar com a problemática já instalada, e trazer essa problemática para as escolas previne futuras agressões. Essas pessoas que estão nessa palestra certamente serão disseminadoras, além de passar a conhecer as penalidades da lei para esse tipo de violência”, destacou a diretora da Escola Municipal Professor João Porfírio de Lima Cordão, Rayane Santos de Moraes.

Sinal Vermelho
Empresas e escolas em todo o Estado podem aderir à macrocampanha Sinal Vermelho contra Violência Doméstica. O representante institucional deve preencher o formulário disponível aqui.

Após o preenchimento, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário entrará em contato.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email