Esforço concentrado: mais de 100 audiências de instrução já foram realizadas pelas 1ª e 2ª Varas do Tribunal Popular do Júri de Teresina

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Mais de cem audiências de instrução e julgamento já foram realizadas pelas 1ª e 2ª Varas do Tribunal Popular do Júri da comarca de Teresina durante esforço concentrado promovido desde o mês de setembro. Estão agendadas ainda 60 sessões do Júri até o dia 20 de dezembro. Os trabalhos estão sendo coordenados pelos magistrados titulares da 1ª Vara, juiz Antônio Reis Nollêto, e da 2ª Vara, juíza Maria Zilnar Leal.

A iniciativa foi normatizada pela Resolução nº. 145/2019, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), e tem como finalidade julgar processos relativos à natureza de crimes dolosos, que atentam contra o bem jurídico mais importante, que é a vida, além de determinar papel primordial na execução das atividades, otimizando a prestação jurisdicional.

Na 1ª Vara, segundo dados referentes ao dia 17 de outubro, 45 audiências de instrução e julgamento já haviam sido realizadas; outras 67 estão agendadas até o mês de dezembro. Já a 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri realizou 54 audiências de instrução e 18 sessões do Júri até a última semana.

De acordo com a juíza titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri, magistrada Maria Zilnar, foram agendadas “45 audiências de instrução para o mês de outubro; 40, para novembro e, até o presente momento, 16 audiências de instrução agendadas para o mês de dezembro”. Além disso, segundo a magistrada, está prevista uma média de 60 sessões do Júri até o final do mutirão, sendo 22 sessões previstas para esse mês; 25, para novembro; e 13 sessões do Júri já agendadas para o mês de dezembro.

Para a condução dos trabalhos foram designados mais dois magistrados, os juízes Robledo Moraes Peres de Almeida e Rita de Cássia da Silva.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email