Exposição Mulheres Pioneiras homenageia desembargadora Eulália Pinheiro

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

A desembargadora Eulália Pinheiro é uma das homenageadas da exposição Mulheres Pioneiras no Piauí, aberta hoje (05), em solenidade no Palácio do Karnak. A exposição faz parte das comemorações alusivas aos 200 Anos da Adesão do Piauí à Independência do Brasil e ficará disponível para visitação no Palácio de Karnak até o final de setembro. Depois, irá para o Teresina Shopping.

Em 1978, ao ser empossada juíza, Eulália Pinheiro tornou-se a primeira mulher a integrar o quadro da magistratura piauiense e é a única desembargadora do Tribunal de Justiça do Piauí.


A desembargadora foi também a primeira presidente da Corte estadual e do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TRE-PI).

“Julgar é uma responsabilidade muito grande. Não é fácil. É preciso analisar os fatos e esquecer os agentes. Mas é a profissão que eu queria. Nunca me envaideci. Sempre atuei com muita responsabilidade e com preocupação de não praticar injustiça. Sinto-me lisonjeada em ser personagem dessa exposição que ressalta mulheres pioneiras, em diversos ramos de atuação, no Piauí. Sei que nosso pioneirismo abriu caminhos e sei que nós, mulheres, precisamos lutar para conquistar os espaços que desejamos. É inspirador ver cada vez mais as mulheres ocupando posições de destaque e espaços de poder”, destacou a desembargadora Eulália Pinheiro.


Para a governadora Regina Sousa, a exposição Mulheres Pioneiras no Piauí representa uma ação de homenagem à tantas mulheres que quebraram paradigmas e fizeram a diferença, cada uma à sua época: Todas essas mulheres fizeram história e enfrentaram desafio, por isso estão sendo lembradas nesta exposição, assim como outras que também virão em próximas edições”, pontuou.

A exposição Mulheres Pioneiras no Piauí é uma realização do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, da Secretaria de estado da Educação e do Conselho Estadual de Cultura.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email