Inscrições abertas para o curso “Direito de família, infância e juventude na Era Digital”, credenciado na Enfam

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

A Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Piauí (EJUD/TJ-PI) está com inscrições abertas para o curso “Direito de família, infância e juventude na Era Digital” – Credenciado ENFAM (30h/a). A formação ocorrerá no período de 28 de abril a 23 de maio. Os interessados poderão inscrever-se até 24 de abril, través do link: http://www.tjpi.jus.br/sysejud/events/courses_external. A capacitação será ministrada pela Dra. Bruna Barbieri Waquim, sob a Tutoria do Juiz Georges Cobiniano Sousa de Melo.

Esta ação educacional é credenciada junto à ENFAM e possui efeitos para fins de promoção/remoção por merecimento na carreira da magistratura. Serão ofertadas 40 VAGAS, para magistrados (80%) e servidores (20%) do TJ-PI.

A capacitação contará com 03 aulas síncronas, ministradas por meio da plataforma Cisco Webex, no formato de ensino remoto, online e ao vivo. A carga horária restante será integralizada na plataforma EaD Moodle EJUD-PI. Confira a programação:

  • Aula síncrona I – dia 05 de maio, quinta-feira, das 18h às 19h;

  • Aula síncrona II – dia 12 de maio, quinta-feira, das 18h às 19h;

  • Aula síncrona III – dia 19 de maio, quinta-feira, das 18h às 19.

De acordo com a Instrutora, no campo dos impactos jurídicos da internet nas relações de família e de infância e juventude, vários temas despontam e são diuturnamente objeto de demandas judiciais, como questões relacionadas a adultério virtual, cyberbullying, convivência virtual, abandono digital, pornografia de vingança, provas digitais, alienação parental virtual, revenge porn, entre outros aspectos da interação digital que inspiraram a realização do presente curso.

“Essa formação irá auxiliar os magistrados (as) a identificarem os novos desafios da convivência familiar e parental junto ao ambiente virtual, com a apresentação de novos conceitos e institutos, além da correlação das normas jurídicas e procedimentos processuais para enfrentamento dos seus impactos sobre os sujeitos de direitos, a fim de repercutir em decisões judiciais precisas e ponderadas”, finaliza a instrutora.

A EJUD destaca que as inscrições efetivadas serão regidas pelas regras de inscrição e participação em ações formativas promovidas pela EJUD/TJPI, estabelecidas pela Portaria n. 4101, de 11 de outubro de 2018. Além disso, os cursistas tomam ciência de que as atividades educacionais desenvolvidas pela EJUD/TJPI, na modalidade de ensino remoto, serão gravadas para fins educacionais e de informação, para posterior disponibilização na plataforma Moodle, pelo que devem anuir com a cessão gratuita do direito de imagem e voz, vedada a utilização com finalidade lucrativa, nos termos da Portaria Nº 1021/2021 – PJPI/EJUD-PI.

Conheça a Instrutora:

Bruna Barbieri Waquim

Doutora em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Mestre em Direito e Instituições do Sistema da Justiça pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Direito Civil e Processo Civil e em Direito de Família e Sucessões. Coordenadora da Especialização em Direito de Família, da Infância e Juventude da UNDB. Assessora Jurídica no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Autora dos livros “Relações Simultâneas Conjugais: o lugar da Outra no Direito de Família” e “Alienação Familiar Induzida: aprofundando o estudo da Alienação Parental”.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email