Justiça Itinerante realiza atendimentos na Ceasa até sexta-feira (23)

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

A Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí realiza atendimentos na Nova Ceasa até a próxima sexta-feira (23). Os serviços estão concentrados no ônibus itinerante, a partir das 8h, mediante entrega de senhas limitadas durante os dias de atendimento.

Os serviços de divórcio consensual, reconhecimento de paternidade, segunda via de RG, 2º via de Registro Civil, retificação de registro civil de nascimento e casamento, reconhecimento e dissolução de união estável, suprimento de óbito e reserva de vaga para casamento comunitário são ofertados de maneira gratuita através da parceria com Instituto de Identificação, INSS e Defensoria Pública do Estado do Piauí.

Ontem (19) pela manhã, Raquel Batista foi a décima quinta pessoa a entrar no ônibus para atendimento. A mulher saiu do Residencial Cidade Sul, para atualizar o Registro de Nascimento.

“Eu vim renovar meu Registro de Nascimento que está vencido há mais 20 anos, para eu poder tirar minha carteira de identidade. Tendo como tirar aqui na Ceasa é muito bom, porque beneficia a gente, temos menos trabalho para tirar os documentos, é mais fácil e graças a Deus consegui atualizar”, destacou Raquel Batista.

Raquel Batista esta sentada sorrindo para foto. Mulher de pele negra, usa óculos, cabelo liso, vestido em uma blusa com estada a bandeira do Brasil, nas cores verde, amarela, azul e branco.

Após realizaram a reserva de vaga para o casamento comunitário, Matheus Carlos e Rosilene Vieira já se planejam para oficializar a união no início de dezembro: “Vimos que os serviços estavam sendo ofertados em outros locais, mas ficava distante para gente. Aqui na Ceasa, facilitou a nossa vida, pois moramos na zona Sul. Estávamos aguardando esse momento de formalizamos nossa união há bastante tempo, porque já moramos juntos. O atendimento foi ótimo e agora é só aguardar o dia do casamento que será em dezembro. Estou um pouco ansioso porque também será o período das minhas férias, então, tenho tempo para me organizar”, destacou Matheus Carlos.

A analista judiciária Roberta Sampaio destaca a importância de estar atento aos documentos necessários para o atendimento desejado: “A gente tem visto que muitas pessoas têm procurado o nosso atendimento com a documentação incompleta, com isso, não podemos prestar o serviço. É preciso estar atento para saber qual atendimento necessita e conferir se todos os documentos estão completos. Temos uma lista dos serviços e respectivos documentos, tanto no site quanto no instagram do TJPI”, destacou.

Quatro pessoas dentro do ônibus da Justiça Itinerante, duas mulheres atendo e um homem e uma mulher sendo atendida.
Veja os documentos necessários para cada serviço:

Reconhecimento de paternidade:
– Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço da mãe e do pai, além da Certidão de Nascimento do menor.

Retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito:
– Documento que necessite ser retificado/documento que comprove a necessidade de correção, RG, CPF e comprovante de endereço.

Divórcio Consensual:
– Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade e documentação de comprovação de imóveis, caso tenha, RG, CPF e comprovante de endereço.

Reconhecimento de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento e dissolução de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento/justificação de óbito:
– RG, CPF, Certidão de Casamento do falecido, declaração de óbito do hospital, declaração do cemitério do sepultamento e duas testemunhas. O solicitante deve levar RG, CPF e comprovante de endereço.

2º via de Registro Civil:
– Certidão do Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.

Reserva de vaga para casamento comunitário:
– Nome completo do casal e número para contato (não é a inscrição, apenas reserva).

RG (1ª e 2ª vias):
– Certidão de nascimento/casamento atualizada, 01 foto 3×4, comprovante de endereço, RG, CPF (original e cópia).

Fique atento às datas, documentos necessários e horários!

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email