Justiça Itinerante realiza atendimentos no bairro Cabral até sexta-feira (28)

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

Começou hoje (24), no bairro Cabral, a realização de atendimentos da Justiça Itinerante. Os serviços são gratuitos e seguem até sexta-feira (28), no Fórum Cível e Criminal Desembargador Joaquim de Souza Neto Piauí, na Praça Desembargador Edgar Nogueira, em frente ao prédio histórico do Tribunal de Justiça do Piauí.

Os atendimentos têm início sempre às 8h, por meio de distribuição de senhas. São ofertados os serviços de reconhecimento de paternidade; retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito; divórcio consensual; reconhecimento de união estável; suprimento e dissolução de união estável; suprimento/justificação de óbito; 2º via de Registro Civil e RG (1ª e 2ª vias).

pessoas sentadas em cadeiras na cor laranja.

“Tive meus documentos roubados há menos de um mês e procurei a Justiça Itinerante para tirar a segunda via. Logo que cheguei, fui atendida, tudo bem rápido”, destacou Sueli Santiago, moradora do bairro Mocambinho.

A Justiça Itinerante realiza também, durante toda esta semana, atendimentos específicos a egressos do sistema prisional do Piauí.

“Meus documentos foram perdidos ao longo dos anos que estive preso e graças a Deus e à orientação do Escritório Social estou conseguindo tirar meu RG e CPF. Esses documentos são muito importantes para todo cidadão brasileiro. Com a dificuldade que estamos hoje, na maioria das vezes, quando precisamos tirar a segunda via de algum documento, precisamos gastar. Aqui não, você não gasta nada, um serviço que ajuda muitas pessoas. Estou precisando de emprego e aqui também procurei o SINE para fazer o cadastro para auxiliar de obra. São serviços importantes”, destacou o egresso Juvenal Morais.

homem de pele clara sentado sendo atendido por uma mulher de cabelo preto, branca que também esta sentada manuseado notebook.

Para Roberta Sampaio, analista judicial e membro da Justiça Itinerante, a principal característica das jornadas é a aproximação entre Judiciário e sociedade, com a garantia dos direitos fundamentais por meio da oferta dos serviços.

“De forma gratuita, realizamos 5.401 atendimentos no primeiro semestre de 2022, no interior do Piauí. No segundo semestre, já somam mais de 3.390 atendimentos em bairros de Teresina, e hoje estamos aqui no Cabral para, mais uma vez, garantir a cidadania à população. É importante que todos estejam atentos aos documentos necessários para os atendimentos que buscam. Basta acessar nosso site e conferir”, destacou Robertha Sampaio.

Parceiros da Justiça Itinerante: Defensoria Pública, Sistema Nacional de Empregos (SINE); Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Secretaria de Segurança Pública e Receita Federal.

Veja os documentos necessários para cada serviço:

Reconhecimento de paternidade:

– Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço da mãe e do pai, além da Certidão de Nascimento do menor.

Retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito:

– Documento que necessite ser retificado/documento que comprove a necessidade de correção, RG, CPF e comprovante de endereço.

Divórcio Consensual:

– Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade e documentação de comprovação de imóveis, caso tenha, RG, CPF e comprovante de endereço.

Reconhecimento de união estável:

– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento e dissolução de união estável:

– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento/justificação de óbito:

– RG, CPF, Certidão de Casamento do falecido, declaração de óbito do hospital, declaração do cemitério do sepultamento e duas testemunhas. O solicitante deve levar RG, CPF e comprovante de endereço.

2º via de Registro Civil:

– Certidão do Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.

RG (1ª e 2ª vias):

– Certidão de nascimento/casamento atualizada, 01 foto 3×4, comprovante de endereço, RG, CPF (original e cópia).

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email