Marcolândia receberá unidade do programa Justo Acesso

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

Localizado a 420 km de Teresina, o município de Marcolândia, termo judiciário da comarca de Simões, receberá uma unidade do programa Justo Acesso. Nesta segunda-feira (18), o magistrado Luís de Moura Correia, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), recebeu o prefeito Corino Matos e o deputado estadual Dr. Thales Coelho para tratar sobre a implantação do Justo Acesso na cidade.

O Justo Acesso é uma iniciativa do TJ-PI que busca promover o acesso à Justiça, a inclusão digital e a cidadania por meio de Pontos de Acesso à Justiça nos municípios que não são sede de comarcas. O programa congrega, em um só lugar, os serviços do TJ-PI e de outros tribunais, órgãos governamentais, especialmente os que atuam prestando serviços de cidadania, em uma parceria para que as pessoas possam ser atendidas dentro das inúmeras possibilidades que a internet oferece.

O magistrado Luiz de Moura Correia, coordenador do Justo Acesso, ressaltou que se trata de um programa que leva cidadania diretamente aos piauienses, colaborando com a redução da exclusão digital. Além dos serviços da Justiça Estadual, a unidade do Justo Acesso de Monte Alegre deverá contar com atividades dos parceiros do programa, como os Tribunais Regionais Eleitoral e do Trabalho (TRE-PI e TRT-PI), Justiça Federal e Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

“A implantação do Justo Acesso será muito importante para a população de Marcolândia. Hoje, para ter os serviços da Justiça Eleitoral, é preciso ir a Padre Marcos; e da Justiça Estadual, a Simões. Com esse novo programa, vamos poder melhorar a qualidade de vida das pessoas, trazendo o Judiciário, serviços de cidadania para perto das pessoas”, comentou o prefeito Corinto Matos.

Durante o encontro, definiu-se que será realizada, no dia 25 de março, visita técnica ao município, sob coordenação da Superintendência de Engenharia e Arquitetura do TJ-PI e do Gabinete dos Juízes Auxiliares da Presidência, para tratar sobre as providências necessárias à instalação do Justo Acesso.

Participaram da reunião o superintendente de Engenharia e Arquitetura do TJ-PI, Otávio Matias; os servidores do Gabinete dos Juízes Auxiliares da Presidência Carlos Moura e André Moura; e o servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação Hélio Kennedy.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email