Na abertura do Ano Judiciário, presidente reforça compromisso com aumento da produtividade

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

Durante a solenidade de instalação do Ano Judiciário 2019, ato que marcou a retomada do expediente forense no âmbito do Judiciário estadual nesta segunda-feira (21), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, reafirmou o compromisso da Corte com o aumento da produtividade de magistrados e servidores. Como tradicionalmente ocorre, o discurso de abertura do Ano Judiciário foi proferido pelo desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, decano do TJ-PI.

Com o Novo Código de Processo Civil, os advogados passaram a contar com férias entre os dias 20 de dezembro e 20 de janeiro. Então, hoje retomamos o expediente forense, com sessões, audiências, julgamentos. Neste momento, reafirmo o aumento da produtividade como a principal meta de nossa gestão”, afirmou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Em seu discurso (confira a íntegra no documento abaixo), o decano do TJ-PI, desembargador Brandão de Carvalho, tratou de questões como o comportamento da Justiça estadual dentro do sistema federativo e destacou a prioridade que será dada no biênio 2019/2020 ao enfrentamento à violência contra a mulher. “A nós, como desembargadores, é essencial julgar o maior número possível de processos. E à Presidência do Tribunal, dar condições para uma Justiça célere e acessível ao cidadão”, disse o decano à imprensa ao final da solenidade.

Os presidentes da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), juiz Thiago Brandão, e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Sindjus), Carlos Eugênio de Sousa, discursaram em nome de magistrados e servidores, ressaltando o compromisso das categorias com a melhoria dos serviços prestados pelo Judiciário piauiense à população.

A governadora em exercício, Regina Sousa, destacou a importância de o TJ-PI abraçar o combate à violência contra a mulher como pauta prioritária, afirmando ser fundamental a celeridade do julgamento dos processos envolvendo casos de feminicídio. Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), Celso Barros Neto, declarou que o propósito de todas as instituições que compõem o sistema de Justiça é semelhante: a boa prestação jurisdicional.

A solenidade contou ainda com a presença de representantes de órgãos e instituições como Assembleia Legislativa, Prefeitura de Teresina, Ministério Público e Defensoria Pública.

 

Confira o discurso de abertura do Ano Judiciário, proferido pelo desembargador Brandão de Carvalho.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email