NUJUR/TJ-PI participa de reunião com Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do Conselho Nacional de Justiça

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Representado pelo NUJUR – Núcleo de Justiça Restaurativa do TJPI, e pelo Comitê Gestor Estadual desta Política Pública, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, participou na manhã desta sexta-feira, 28.06.2021, de reunião virtual com o Comitê Gestor da Justiça Restaurativa/Conselho Nacional de Justiça. Presidida pelo Conselheiro Luiz Fernando Tomasi Keppen, Coordenador do Comitê Gestor Nacional de Justiça Restaurativa – CNJ e Desembargador do TJPR. O evento, que faz parte de uma série de ações propostas pelo Comitê Nacional para alinhamento com os tribunais estaduais, reuniu desta feita os Tribunais do Nordeste. Teve como objetivo e pauta, a apresentação por cada um dos Tribunais Estaduais desta região, das iniciativas mais recentes no campo desta política para a qual o CNJ define prioridade absoluta, e, os desafios encontrados para sua implementação.

Presentes a Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira – TJCE, os Juízes Francisco Jaime Medeiros Neto – TJCE, Jorge Antônio Sales Leite – TJMA, Fábio Ataíde – TJRN, Catarina de Macêdo Nogueira Lima e Corrêia – TJDFT, Haroldo Luiz Rigo da Silva – TJSE, Josineide Gadelha Pamplona Medeiros – TJPA, Jurema Carolina Gomes – TPR e Marcelo Nalesso Salmaso – TJSP.

Pelo TJPI Piauí, os Magistrados integrantes do Comitê Gestor Estadual da Justiça Restaurativa, MM Rodrigo Tolentino, MM Elfrida Costa Beleza, e, pelo Núcleo de Justiça Restaurativa, o seu Coordenador, MM Georges Cobiniano de Melo, a equipe especializada do NUJUR, Maria Lila Castro Lopes de Carvalho, Rozely Brasileiro e Luanna Cecília Costa Sousa. Além da representante no Piauí do Programa Fazendo Justiça do CNJ – PNUD, Dra. Mariana Cavalcante Moura e dos integrantes do CDEHP/Campo Limpo – SP, Gustavo Oliveira Antônio e Savina Priscila Rodrigues Pessoa.

Coube ao MM Georges Cobiniano de Melo, Coordenador do NUJUR/TJPI, apresentar os avanços e os desafios da implantação da Justiça Restaurativa do Estado: produção de plano estratégico de implantação da Justiça Restaurativa no Estado, já aprovado pelo Comitê Gestor; construção dialogada do Plano e Ação do NUJUR; proposta de estruturação administrativa, física e de material e equipamentos par oferta regular do conjunto de ações e atividades próprias da Política de Justiça Restaurativa; proposta de oferta de curso de formação para ampliação da equipe de Facilitadores e expansão da oferta das práticas restaurativas, realização de círculos, eventos de difusão dos benefícios da adoção da Justiça Restaurativa em âmbito estadual; articulação permanente e receptiva com a rede institucional parceira e a sociedade civil.

 

FONTE: Núcleo Justiça Restaurativa do TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email