Opala-LAB será tema de palestra na III Jornada Científica do Judiciário

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

Acontece no dia 01 de julho, às 09h30, no auditório do TJ-PI situado na Praça Desembargador Edgard Nogueira – bairro Cabral, a palestra Opala LAB – MAAT, proferida pelo secretário-executivo do OpalaLab, Leandro Sampaio.  A palestra afz parte da programação da III Jornada Científica do Judiciário Piauiense.  Inscreva-se!


O Laboratório de Inovação Opala Lab é um espaço lúdico de interação, experimentação e criação conjunta, com a colaboração ativa de magistrados e servidores e uso intensivo de métodos ágeis e práticas colaborativas que envolvem ações de pesquisa, exploração, ideação, realização de pilotos, prototipagem e testes estruturados de soluções inovadoras.

De acordo com Leandro Sampaio, em sua palestra serão abordadas as várias ações do Laboratório de Inovação, dentre elas o Módulo de Atividades e Alocação de trabalho (MAAT), um sistema de apoio à gestão das unidades judiciárias do Estado que garante a profissionalização da gestão do acervo de processos de cada uma das unidades de 1º e 2º graus.

“O MAAT é um sistema inovador, por trazer novas ferramentas que auxiliam magistrados (as) e servidores (as) na gestão de acervo das unidades judiciárias. Trata-se de uma ferramenta que se diferencia das demais ferramentas de estatística, pois permite que o magistrado tenha uma previsão de quanto tempo determinado processo será movimentado na sua unidade judiciária, por exemplo”, explica o secretário-executivo.

Coordenado pelo desembargador Olímpio José Passos Galvão e com apenas um ano e quatro meses de existência, o Opala Lab vem fomentando a cultura de inovação dentro do TJ-PI, promovendo o avanço institucional com a melhoria dos processos existentes, o aumento da produtividade e a criação de soluções inovadoras.

III Jornada Científica do Judiciário Piauiense


A III Jornada Científica do Judiciário Piauiense tem como tema “O Judiciário na Era das Inovações” e será composta por conferências que envolverão temáticas como sustentabilidade e teoria do dano ambiental; resolução de conflitos na era digital; mídias sociais e violência contra a mulher; superendividamento familiar, dentre outras.

O evento é destinado a magistrados (as), membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados (as), servidores (as), estudantes e ao público externo.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email