Organização Mundial alerta sobre o aumento no número de crianças trabalhando

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

O relatório Trabalho infantil: estimativas globais 2020, tendências e o caminho a seguir aponta que o número de crianças nessa situação, no mundo, subiu para 160 milhões — um aumento de 8,4 milhões nos últimos quatro anos.

No Brasil, dados do IBGE (2019) mostram que 4,6% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos de idade estavam em trabalho infantil. E, que o trabalho infantil tem uma relação direta com a evasão escolar, ou seja, crianças e adolescentes que abandonam a escola, além das que não conseguem aprender por estarem cansadas ou machucadas em decorrência do trabalho. Ao comprometer a educação, há a restrição de direitos e limitação das oportunidades futuras, o que leva a um ciclo vicioso intergeracional da pobreza e do trabalho infantil.

A Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude do TJPI, alerta sobre a fundamental importância de denunciar casos de exploração de trabalho infantil que podem ser feitas através do número Disque 100.

Em Teresina, a população também pode entrar em contato com o Conselho Tutelar mais próximo ou solicitar orientação em um CREAS.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email