Sala de Acessibilidade Digital facilita acesso da sociedade à justiça

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Acessibilidade para o jurisdicionado mais carente. Essa será a principal funcionalidade da Sala de Acessibilidade Digital inaugurada na manhã desta segunda-feira (10) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira e demais integrantes da Diretoria do TJPI.

Segundo o presidente do TJ, o espaço representa um avanço, pois permite que as pessoas sem acesso à internet possam utilizar este local para acompanhar seus processos, prestar depoimentos, tudo de modo virtual.

“Esta sala é um marco no Judiciário estadual e mostra o resultado de um dos eixos de trabalho definidos por nossa gestão, que é a inovação tecnológica. A justiça será cada vez mais virtual e o TJPI está bem à frente neste processo. Temos esta sala em Teresina e em breve serão inauguradas outras salas nas comarcas de Parnaíba, Floriano e Esperantina. É fundamental que cada comarca tenha uma sala como essa para acolher o jurisdicionado mais carente. Para isso, iniciaremos as tratativas com a Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM), a fim de viabilizar a instalação de uma sala de acessibilidade digital em cada município”, afirmou o desembargador José Ribamar Oliveira.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Lopes, ao inaugurar esta sala o TJPI torna perto o que era longe: “É um avanço significativo neste segmento. Destaco aqui também outras salas de atendimento especial que foram implantadas nas comarcas ao longo desta gestão, ao menos 50, todas com o objetivo de melhor atender ao jurisdicionado”, avaliou.

 

Coordenador do Laboratório de Inovação Opala Lab, o desembargador Olímpio Galvão, corregedor-geral da Justiça eleito para o biênio 2023-2024, pontuou que a inauguração da Sala de Acessibilidade Digital é mais uma etapa concluída dentro do processo de implantação da Justiça 4.0 no Poder Judiciário do Piauí.

“Estamos a cada dia implantando mais ferramentas virtuais. Esta sala já é a 14ª desta gestão. Trata-se de um trabalho conjunto entre Presidência, STIC, SEGES e Corregedoria, em prol da sociedade. Terá, portanto, um papel fundamental neste processo de tornar a justiça mais próxima do cidadão”, destacou o desembargador Olímpio Galvão.

Também presente à solenidade, o presidente eleito para o biênio 2023-2024, desembargador Hilo de Almeida (atual supervisor dos Juizados Especiais), reforçou o compromisso com a atual administração e evidenciou que esta iniciativa terá continuidade em sua gestão.

“Hoje, o desembargador Oliveira cumpre mais uma das propostas feitas quando assumiu o cargo de presidente. Parabéns à Presidência e à Corregedoria pelo trabalho conjunto. Essa preocupação de aproximar a justiça da sociedade já é uma preocupação nossa desde quando fui corregedor. Vamos continuar com o trabalho, afinal de contas, a justiça tem que estar onde o povo está. A justiça tem que prestar um bom serviço à sociedade e temos esse compromisso e responsabilidade para com as pessoas. Os problemas do Judiciário devem ser resolvidos de forma integrada, com os parceiros. Assumo o compromisso de continuarmos com estas ações de cunho inclusivo, valorizando a tecnologia”, assinalou o desembargador Hilo de Almeida.

Integrantes do sistema de justiça, o MPPI e a Defensoria Pública foram representados por seus dirigentes, procurador-geral de justiça Cleandro Moura e defensor público geral Erisvaldo Marques, respectivamente. Também participaram da solenidade o presidente da AMAPI, Leonardo Brasileiro; os juízes auxiliares: da Presidência, Rodrigo Tolentino, e Corregedoria, João Henrique; e demais servidores de 1º e 2º graus que participaram dos trabalhos de desenvolvimento e implantação da Sala de Acessibilidade Digital.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email