Semana de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Justiça: TJ-PI promove palestra sobre o tema

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

Como parte da ‘Semana de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Justiça’, que tem início na próxima quinta-feira (02) no Poder Judiciário do Estado, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) irá promover palestra aberta a magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as) e estagiários(as), ministrada pela psicóloga Diana Márcia de Carvalho Melo, especialista em psicologia transpessoal e em neurociência do comportamento, com o tema Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação no TJ-PI.

 

A palestra ocorrerá na quinta (02) e sexta-feira (03), das 9 às 12 horas. No primeiro dia, a palestra ocorrerá no auditório da Escola Judiciária do Piauí (EJUD), no Palácio da Justiça; e no segundo, no Pleno do Prédio Histórico (3º andar).

 

Semana de enfrentamento ao assédio e à discriminação na Justiça

Prevenir e mitigar os danos do assédio e da discriminação dentro do Judiciário são alguns dos objetivos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reforçou a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação (Resolução n. 351/2020). Desde então, a prática de assédio sexual passou a ser considerada infração disciplinar de natureza grave, que deve ser apurada por meio de sindicância ou processo administrativo disciplinar.

 

O presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e ao Assédio Sexual do TJ-PI, desembargador Agrimar Rodrigues, explica que as atividades da Semana são uma forma de difundir as ações já desenvolvidas pelo Tribunal. “A melhor forma de prevenção é esclarecer no que consiste o assédio e quando isso ocorre, para que eventuais relações de trabalho não sejam confundidas com o que efetivamente são práticas abusivas”, afirma.

 

Neste ano, a Comissão traz o jogo virtual “Respeito em Jogo” como uma ferramenta de identificação de práticas abusivas, de forma prática e interativa. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o TJ-PI e o Superior Tribunal Militar (STM). Acesse o jogo clicando aqui.

 

Nos dias 06 e 07 de maio, serão realizadas visitas às comarcas de Campo Maior e Floriano, para apresentação da Comissão do TJ-PI e divulgação da Cartilha sobre discriminação e assédio no ambiente de trabalho.

 

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email