TJ-PI promove 1 ª RAE de 2020 para análise de indicadores e avaliação do Planejamento Estratégico

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

A 1ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do Poder Judiciário piauiense de 2020 foi promovida na manhã desta quinta-feira (7), pelo Comitê Gestor da Estratégia do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), com o objetivo de analisar os principais indicadores estatísticos do ano de 2019 e traçar estratégias para o novo Planejamento Estratégico do Poder Judiciário 2021/2026. A reunião foi realizada por meio da plataforma Cisco Webex, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Uma das pautas discutidas pelo colegiado, que é encabeçado pelo presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Martins, e composto, ainda, pelos dirigentes do Tribunal, magistrados, secretários e servidores, foi relativa à análise da quantidade de demandas da Justiça Estadual, incluindo casos novos, baixados e pendentes e sentenças no período de 2010 a 2019.

Em um segundo momento foi avaliado também o andamento das ações do planejamento estratégico da Justiça piauiense e sua produtividade, e traçadas as providências e metas necessárias à confecção do Planejamento de Gestão para 2021/2026. Além disso, foi discutida a necessidade da Criação de um Grupo de Trabalho para conduzir as atividades do novo plano de gestão, já tendo sido definidos seus primeiros componentes.

O desembargador Sebastião Martins ressaltou o momento de desafio vivido por todo o mundo, que se reflete também no Judiciário – a pandemia de coronavírus, e ressaltou os esforços dos TJ-PI para dar seguimento à boa prestação jurisdicional. O Secretário de Gestão Estratégica do TJ-PI, Sérgio Miranda, destacou o bom desempenho do Judiciário piauiense nesse período de teletrabalho, com bons índices de produção de sentenças e acórdãos, por exemplo. O secretário também detalhou os eixos que devem ser contemplados no futuro Planejamento Estratégico do Poder Judiciário 2021/2026, tendo em vista o Plano Estratégico Nacional.

Plano Estratégico Nacional

Os Planos Estratégicos dos tribunais brasileiros, alinhados à Estratégia do Poder Judiciário, são confeccionados em consonância com o Plano Estratégico Nacional, englobando a participação efetiva de magistrados, servidores e demais integrantes do sistema judiciário para reunir propostas voltadas à modernização do Judiciário, ao aperfeiçoamento da gestão dos tribunais e à melhoria da prestação jurisdicional, no âmbito nacional.

Composição

Na atual composição do Comitê Gestor da Estratégia, alterada em fevereiro do ano passado,  por meio da Resolução nº 127/2019, o colegiado ficou mais amplo, incluindo a representação da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi) e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Sindsjus). Dentre suas atribuições, destacam-se a elaboração e o acompanhamento do Plano Estratégico do Poder Judiciário estadual, garantindo o alinhamento das metas, projetos e ações às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça.

Participaram da videoconferência também os seguintes integrantes do Comitê: o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hilo de Almeida; o vice-corregedor, desembargador Oton Lustosa; o desembargador Fernando Lopes, diretor-geral da Escola Judiciária do Estado do Piauí; os juízes auxiliares José Airton Medeiros (Presidência), Manoel dourado (Corregedoria Geral da Justiça), Melissa Pessoa (Vice-Presidência) e Mário Cavalcante (Vice-Corregedoria); os secretários do TJ-PI Assis Madeira (Tecnologia da Informação), Érika de Lima (Presidência), Roosevelt Figueiredo (Orçamento e Finanças), José Wilson (Secretaria Geral), Paulo Ivan (Assuntos Jurídicos), Raimundo Cardoso (Secretaria Judiciária); o secretário-geral da CGJ, Henrique Neto; o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, juiz Leonardo Brasileiro; e servidores da Secretaria de Gestão Estratégica (Seges).

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email