TJ-PI adere à campanha ‘Março Azul’ e alerta sobre câncer colorretal

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Por Mariana Medeiros

 

Em apoio à campanha nacional ‘Março Azul’, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) iluminou a sede com as cores referentes ao movimento. A ação realizada em conjunto com a Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (Sugesq), tem como objetivo chamar a atenção para conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce do câncer colorretal (CCR), além de estimular sua prevenção.

 

Cores alertam para o câncer e  busca provocar na sociedade o sentimento de prevenção dessa doença

 

A campanha foi desenvolvida pelas Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP), juntamente com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), e tem como lema este ano “Saúde é prevenção”. Cuide de você, evite o câncer de intestino”.

 

Superintendente da Sugesq, o médico Pedro Leopoldino explica que “o câncer colorretal atinge o intestino grosso ou reto e é considerado pela SOBED o terceiro tipo de câncer mais comum, mais frequente e que mais mata o Brasil, atingindo cerca de 40 mil pessoas por ano. Diante disso, o Tribunal aderiu à campanha e divulgou informações em suas mídias, sobre a necessidade do conhecimento dos riscos da doença e prevenção”.

 

TJ-PI tem sido parceiro de diversas instituições

 

SOBRE O CÂNCER COLORRETAL
No Brasil, o tumor colorretal é o quarto que mais atinge homens e o terceiro na mulher com maior incidência nas regiões Sul e Sudeste.

 

Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer colorretal são:

Idade: acima de 50 anos;
História familiar de câncer de intestino;
Ter uma dieta:
Pobre em fibras;
Ingestão excessiva de carnes vermelhas;
Carnes processadas: salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame, bacon, peito de peru;

 

Sugesq, que acompanha a parceria, tem atuado também de forma preventiva em diversas áreas

 

SINTOMAS
Os sintomas dependem da localização do câncer. Câncer localizado no colo direito, os sintomas mais frequentes são diarréia, anemia emassa palpável. Câncer do colo esquerdo apresenta constipação intestinal e obstrução intestinal. Câncer do reto os sintomas são sensação de evacuar, muco e fezes em fitas.

 

ALERTA
A incidência de câncer com evolução assintomática ou com sintomas raros é o grande obstáculo para o diagnóstico precoce.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email