TJ-PI é destaque no 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

Por Paula Danielle

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) foi destaque durante o 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic) realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), de 24 a 26 de abril. Durante três dias, profissionais do Direito e da Tecnologia da Informação debateram temas como inteligência artificial (IA) generativa, cibersegurança, tecnologias imersivas e ética na IA. Durante o evento, os palestrantes mostraram como a tecnologia e a inovação podem acelerar a transformação digital dentro do Sistema de Justiça.

Entre os palestrantes, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Piauí, Clayton Farias de Ataíde falou sobre o processo de Governança e Gestão de TIC do TJ-PI. “Mostrei os resultados que nossa estratégia de governança e gestão de Tribunal gerou no TJPI a partir do alinhamento da TI ao negócio, priorizando as ações estratégicas do tribunal e apoiando e potencializando os projetos das demais unidades”, disse o secretário.

Ele ainda destacou a importância da prioridade dada pela atual gestão do Tribunal, para que o setor pudesse dar esse salto de crescimento e qualidade. “Pudemos fazer contratações de TI que viabilizaram o foco da STIC no negócio, terceirizando atividade não finalísticas como suporte e sistemas administrativos e implantando processos de gestão para controlar a rotina e liberar os especialistas para os projetos de inovação”, ressaltou.

Na abertura do evento, presidente do TJ-RJ Ricardo Cardozo, falou da importância do setor para garantir a produtividade no Judiciário. “Eu não vejo um Judiciário no qual a prestação jurisdicional seja eficiente e eficaz se não investirmos maciçamente em tecnologia. O futuro da Justiça passa inegavelmente por essa modernização e pelo uso dessas ferramentas tecnológicas. O futuro, que praticamente já é o presente, caminha para uma Justiça totalmente digital”, ressaltou.

A Secretária de Gestão Estratégica do TJ-PI, Lara Bonfim, falou da importância do casamento entre a STIC e a SEGES para o alcance de resultados positivos para o Tribunal, especialmente no que se refere aos alcance das metas do CNJ.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email