TJ-PI implanta projeto Justiça Restaurativa em mais dez escolas no norte do estado

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

Aconteceu na última sexta-feira (22), no auditório do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Chagas Rodrigues, a solenidade que marca a expansão do Projeto Justiça Restaurativa nas Escolas de Parnaíba. Na comarca, o projeto Justiça Restaurativa nas Escolas teve início em setembro de 2023, com práticas iniciais no Colégio Liceu Parnaibano. As ações são desenvolvidas pelo Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Piauí (NUJUR/TJ-PI), juiz Georges Cobiniano Sousa de Melo, com o auxílio da Facilitadora em Justiça Restaurativa Williane Carvalho Cardoso.

 

 

Em razão do sucesso do projeto na escola inicial, a 1ª Gerência Regional de Educação, em parceria com o Núcleo de Justiça Restaurativa (NUJUR) local, iniciou a expansão para mais dez unidades escolares da rede estadual da planície litorânea: Ozias Correia; Cândido Oliveira; Raquel Magalhães; Dr. João Silva Filho; CETI Epaminondas e CETI Lima Rebelo, em Parnaíba; Pedro Mariano e CETI Francisca Trindade, em Buriti dos Lopes; e Otávio Escórcio Gomes, em Murici dos Portelas

 

 

 

A solenidade de expansão contou com apresentações de alunos, com uma canção sobre Justiça Restaurativa e uma encenação simbolizando o conflito e sua resolução através de círculos restaurativos. A cerimônia foi marcada pela fala da aluna Sara Emilly Santos Nascimento, que narrou acerca de como houve a integração de sua turma após escolhida para o projeto piloto, bem como sua experiência pessoal. “Com esse projeto, pudemos desenvolver a empatia e enxergar o lado dos colegas. Descobrimos que vivemos experiências parecidas, e, graças a essa iniciativa, pudemos compartilhá-las e compreender melhor uns aos outros”, declarou.

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email