TJ-PI participa do 3º Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí -TJPI participou, ainda no mês de junho, do 3º Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento foi realizado por meio de videoconferência e teve como objetivo discutir a institucionalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030 nos Poderes Judiciários, que é um compromisso assumido por líderes de 193 Países, inclusive o Brasil, e coordenada pelas Nações Unidas.

O encontro contou com a participação de representantes da cúpula Ibero-Americana, dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas da União, Conselheiros do Conselho Nacional de Justiça e outros convidados.

No evento virtual, através de vídeo enviado, o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, destacou que o TJPI definiu o Plano de Ação da Meta 9 focado no ODS-5, especificamente no aumento do uso de tecnologias de informação e comunicação para a promoção do empoderamento das mulheres.

“O TJ-PI ressalta a importância da construção de políticas públicas judiciárias em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois entendemos que a gestão das instituições deve priorizar o impacto social positivo e criar um ambiente auspicioso à inclusão e garantia de direitos”, pontuou o desembargador.

Fazem parte da Agenda 2030, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas no período de 2016 a 2030, relacionadas à efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento, que incorporam e dão continuidade aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a partir de subsídios construídos na Rio + 20.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email