TJPI avança em vários indicadores do Relatório Justiça em Números do CNJ

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Dados do Relatório Justiça em Números 2022, ano base 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), trazem o avanço do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) em relação à sua prestação jurisdicional. O Relatório Justiça em Números é a principal fonte de mensuração da atividade judicial, utilizando indicadores internacionalmente reconhecidos para apuração da eficiência e economicidade dos tribunais e unidades judiciárias.

“O trabalho de todo o Tribunal de Justiça do Piauí segue focado em otimizar a tramitação processual e melhorar a prestação jurisdicional. O Relatório Justiça em Números mostra que conseguimos avanços importantes, especialmente no 2º grau de jurisdição. Todos os resultados são frutos do compromisso e da dedicação de magistrados, magistradas, servidores e servidoras do TJPI”, destaca o desembargador José Ribamar Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

Para a secretária de Gestão Estratégica Lanny Cléo, a divulgação dos dados permite dar continuidade ao processo de análise da evolução do TJPI em relação aos principais  indicadores de produtividade considerados no referido Relatório.

“A nossa análise comparativa tem como referência os relatórios publicados no período de 2019 a 2022, considerando os anos bases 2018 a 2021. Dessa forma, destacamos o aumento significativo do Índice de produtividade dos servidores da área judiciária no 2º grau (IPS-JUD-2G) revelando, em média, 71 processos baixados a mais por servidor da área judiciária do 2º grau” em relação ao ano de 2020, evidencia a secretária.

Outro avanço, pontua Lanny Cléo, está relacionado ao tempo médio da tramitação processual, ou seja, o tempo que as partes esperam para terem seus direitos atendidos: “Podemos perceber uma redução significativa em diversos indicadores de  Tempos Médios no 1º  e no 2º graus, em especial, o Tempo Médio de Tramitação dos processos pendentes no 2º grau que, pela primeira vez, foi registrada em menos de 01 (um) ano, ou seja, em 11 (onze) meses. Outro destaque importante de melhoria é o Tempo Médio de Tramitação dos processos baixados na fase de execução do 1º grau, que reduziu em quase dois anos, considerando a série histórica”, ressalta.

O TJPI também elevou seus dados no principal indicador de avaliação do judicial, o Índice Comparado da Justiça – IPC-Jus, que ficou em 65% . Quando analisado em separado o 1º grau ficou em 57% e o 2º grau em 59%. O 2ºGrau saiu de 30% em 2020 para 59% em 2021, o que representa um aumento de cerca de 96%.

Ainda conforme análise da secretária Lanny Cléo, no ano de 2021 houve melhoria significativa em praticamente todos os indicadores analisados no 2º grau: “Destacamos aqui uma grande evolução: a média de 1.644 processos baixados por magistrado, que representa um aumento de 188%” em relação ao ano de 2020, reforça.

CONFIRA O RELATÓRIO COMPLETO 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email