TJPI e movimentos sociais tratam sobre a realização de mutirões para julgamentos de processos de racismo

Publicado por: Marina Linard

 
 

Na manhã desta quarta-feira (4), o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador José Ribamar Oliveira, recebeu lideranças do Movimento Social de Teresina. Na ocasião foram apresentadas, situações enfrentadas por injúrias raciais, discriminações religiosas e crimes de homofobia, onde foi reivindicado um esforço concentrado por parte do judiciário para instruir e julgar os crimes de injúria racial e racismo com mais celeridade.

De acordo com as entidades, esse esforço concentrado, além de desafogar os processos em trâmite nas Varas Criminais, contribuirá para evitar a impunidade, quebrando o ciclo de violência gerado pelas condutas discriminatórias de que são vítimas pessoas negras.

“ Nós sabemos que infelizmente esses crimes acontecem e com uma frequência lamentável, a justiça é para todos, deste modo estamos atentos as reivindicações feitas hoje, e vamos buscar para que sejam atendidas.” destacou o Presidente do TJPI, Desembargador Oliveira.

Durante a reunião, os representantes das entidades presentes elogiaram o Tribunal de Justiça por já reservar em seus editais 20% das vagas para candidatos negros nos concursos para servidores e magistrados, atendendo à Resoluções nº 203/2015 do Conselho Nacional de Justiça.

Assunção Aguiar- Gerente de Igualdade Racial

“Estamos esperançosos no sentido que, com certeza teremos mais celeridade nesses processos que ai estão, estamos muito gratos e confiantes que essa história agora terá um novo capítulo” finalizou a Gerente de Igualdade Racial, Assunção Aguiar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTICIPARAM DA REUNIÃO:

André Bispo – Representante Ilé

Carmem Ribeiro- Instituto de Advocacia Negra

Gilvan Quadros- Coisa de Nêgo

Babá Italo- Casa Candomblé

Marinalva Santana- Matizes

Assunção Aguiar – Gerente de Igualdade Racial

Mãe Eufrasina de Iansã- Coordenadora da Renafro

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email