TJPI orienta sobre prevenção ao câncer de boca

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

O câncer de boca é um tumor maligno que afeta os lábios e cavidade oral e está entre os mais incidentes no Brasil, além de estar entre os seis tipos de câncer mais comuns em homens e oitavo nas mulheres. Por isso, a equipe da Superintendência de Gestão de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SUGESQ) do Tribunal de Justiça do Piauí realiza, no mês de novembro, uma série de alertas para todos os que compõem o Judiciário piauiense.

A doença pode ser prevenida de maneira simples e tratada se diagnosticada precocemente, embora a maioria dos casos seja identificado em estágios avançados. A odontóloga da SUGESQ, Valéria Nogueira, destaca que os maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca são o tabagismo e o consumo de álcool. Além destes, exposição ao sol sem prevenção, excesso de gordura corporal e infecção pelo vírus HPV também são condições de maior risco de câncer.

“O diagnóstico precoce do câncer de boca representa 95% de chance de cura. O cirurgião-dentista possui um papel fundamental em todas as fases na identificação e tratamento do câncer de boca. O TJPI intensifica a campanha, já que o maior desafio na prevenção e combate à doença é a desinformação”, pontua.

Ainda de acordo com a odontóloga, os principais sintomas são lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochechas, nódulos no pescoço e rouquidão permanente. Em casos mais avançados, a doença pode dificultar a fala, mastigação, deglutição, a movimentação da língua e dar sensação de que há algo preso na garganta.

Confira um vídeo da cirurgiã dentista Lara Cândido sobre o tema:

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email