Cartilha orienta famílias sobre autorização para viagem com crianças e adolescentes

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí disponibilizou a Cartilha de Autorização de Viagens Nacionais e Internacionais, com o objetivo de sanar dúvidas de pais e responsáveis sobre documentos e procedimentos necessários para viagens com crianças e adolescentes. A cartilha foi elaborada pela Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e Juventude (CEJIJ) e está disponível para download aqui

Imagem ilustrativa de dois adultos. Do lado direito da imagem a ilustração de uma mulher segurando a mão de garoto com a mão direita, enquanto a mão esquerda segura uma mala. Do lado direito da imagem, a ilustração de homem segurando uma mala com a mão esquerda, enquanto com mão direita segura o braço de uma garota.

De forma ilustrativa, o material esclarece as principais dúvidas quanto à exigência de documentos para a viagem, emissão de passaporte, autorização de viagens realizadas em cartório, bem como endereços de onde obter a autorização.

“Muitas famílias têm dúvidas sobre documentos necessários para que crianças e adolescentes viajem acompanhados por terceiros, ou mesmo desacompanhados. A cartilha explica o passo a passo para essas viagens, onde e como obter a autorização, documentos necessários e prazos para expedir a autorização. Essa cartilha é um importante documento para consulta e está disponível para download gratuito. É importante que as famílias se apropriem desse documento e o utilizem sempre que necessário”, explica a juíza Elfrida Belleza, coordenadora Estadual Judiciária da Infância e Juventude.

Faça o download da cartilha.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email