Caso Vanessa Carvalho: júri condena réu a 21 anos e 8 meses de prisão

Publicado por: Viviane Bandeira

 
 

Após mais de 15 horas de julgamento, o Conselho de Sentença da 1ª Vara do Júri da comarca de Teresina condenou, na madrugada desta quarta-feira (31), Pablo Henrique Campos Santos pelos crimes de homicídio culposo e tentativa de feminicídio contra Vanessa Carvalho e Anuxa Alencar, cometidos em Teresina, em setembro de 2019. A sessão foi presidida pelo magistrado Antônio Reis de Jesus Noleto.

Os crimes aconteceram no dia 29 de setembro de 2019, quando, segundo os autos, o acusado atropelou as vítimas, a enfermeira Vanessa Carvalho e Anuxa Alencar, sua namorada na época, após uma festa de casamento. Na denúncia, o Ministério Público do Estado do Piauí acusou o empresário de cometer os crimes de homicídio e tentativa de feminicídio, por motivo fútil (ciúmes) e com recurso que inviabilizou a defesa da vítima (atropelamento).

A sessão do Júri teve início às 9h30 desta terça-feira (30) e contou com depoimentos de Anuxa Alencar, testemunhas de defesa e acusação, além do réu. O Conselho de Sentença reconheceu que o acusado praticou o crime de homicídio culposo contra Vanessa Carvalho, na direção de veículo automotor, quando seguia com capacidade psicomotora alterada, em razão de influência de álcool.

O corpo de jurados também reconheceu a tentativa de feminicício contra Anuxa Alencar, assim como as três qualificadoras sustentadas pela acusação: motivo fútil, em razão do gênero feminino das vítimas e impossibilidade de defesa das vítimas.

Na sentença, o magistrado fixou as seguintes penas: 11 anos de reclusão em relação ao homicídio culposo de Vanessa Carvalho e 10 anos e 8 meses em relação à tentativa de feminicídio contra Anuxa Alencar. A pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado.

Leia a sentença na íntegra.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email