Cejusc Piripiri: durante a Semana Nacional de Conciliação, acordos chegam a 230 mil

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Piripiri encerrou a Semana Nacional de Conciliação com uma estimativa de quase de R$ 230.000,00 em acordos.

Para a coordenadora do Cejusc Piripiri, juíza Fátima Martins, o destaque vai para a procura pelas mediações pré-processuais: “Ainda estamos em um cenário em que se faz necessário intensificar o combate à cultura do litígio. Mesmo assim, encerramos a Semana com um percentual de 74% de acordos feitos. Esse percentual é valioso, ainda mais se considerarmos que a maior parte dos valores dos acordos foi conseguida em mediações e conciliações em que não havia um processo judicializado”, ressalta.

Para a advogada Fábia Probo, o trabalho desenvolvido através da mediação deve ser a primeira opção que as partes e os advogados devem avaliar: “Não só a resolução de conflitos ocorre de uma forma mais tranquila, mas também a celeridade que existe no trabalho dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania é um diferencial”, pontua.

O autônomo Luis José Sousa participou da Semana Nacional de Conciliação em Piripiri e teve seu acordo homologado: “Notei que é bem simples e rápido e gostei bastante do trabalho realizado pela Justiça”, disse.

A SEMANA

A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, os quais selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito.

O principal objetivo é tornar a solução dos conflitos mais céleres, e em casos pré-processuais, evitar que as demandas se tornem processos judiciais.

Durante esta Semana, estão sendo realizadas audiências em processos de natureza cível, família, comercial, financeiro, excetuando a matéria criminal.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email