Celeridade e cidadania: Justo Acesso ultrapassa 50 mil atendimentos no estado

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

Com onze unidades já instaladas, o Programa Justo Acesso ultrapassou a marca de 50 mil atendimentos realizados no estado. O programa é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) que busca promover o acesso à Justiça, a inclusão digital e a cidadania por meio de Pontos de Acesso nos municípios que não são sede de comarcas.

 

 

O Justo Acesso reúne, em um só lugar, os serviços do TJ-PI e de outros tribunais, órgãos governamentais, especialmente os que atuam prestando serviços de cidadania, em uma parceria para que as pessoas possam ser atendidas dentro das inúmeras possibilidades que a internet oferece.

 

O coordenador do programa, magistrado Luiz de Moura Correia, juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI, explica que a proposta do Justo Acesso é contribuir com o fim dos denominados excluídos digitais, conectando a população de cidades que não são sede de comarcas aos principais serviços públicos de forma célere e gratuita.

 

As unidades do Justo Acesso incluem, além dos serviços do TJ-PI, como o Balcão Virtual e a realização de audiências virtuais, os serviços dos parceiros do programa, como os Tribunais Regionais Eleitoral e do Trabalho (TRE-PI e TRT-PI), Justiça Federal e Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

 

A coordenadora da unidade do Justo Acesso de Landri Sales, Galdisa Rodrigues, diz que, antes da chegada do Programa ao município, a população precisava se deslocar até outra cidade para tirar o título eleitoral. “A implantação do Justo Acesso foi de grande importância para a população, uma vez que evita o deslocamento para cidades vizinhas. Antes, as pessoas tinham que ir até Guadalupe para tirar o título de eleitor. Agora, com a unidade, serviços como esse são resolvidos em um só lugar”, comenta.

 

Cindy Hanne, coordenadora da unidade do Justo Acesso de Santa Cruz do Piauí, afirma que a unidade beneficiou não somente a população de Santa Cruz, como também municípios vizinhos, como Wall Feraz e Paquetá. “Antes da instalação do Programa, a população de toda a zona rural de Santa Cruz tinha que que se deslocar para Picos, o que é custoso financeiramente e pode superlotar o serviço na cidade. O Justo Acesso é uma iniciativa que demonstra a preocupação do Judiciário na promoção da dignidade humana, através da facilidade, a rapidez e o bom atendimento no serviço prestado à população”, pontua.

 

O Justo Acesso já conta com unidades nos municípios de Palmeirais, São Félix do Piauí, Eliseu Martins, Landri Sales, Santa Cruz do Piauí, Pimenteiras, Várzea Grande, Alto Longá, Paes Landim, Aroazes e Monte Alegre.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email