CGJ entrega salas do Serviço Integrado Multidisciplinar em Piracuruca e Capitão de Campos

Publicado por: Eliane Alves

 
 

Chega a 28 o número de comarcas do Piauí que contam com salas do Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM) e/ou Depoimento Especial. Nesta quinta-feira (13), o corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes, entregou as salas do SIM das comarcas de Capitão de Campos e Piracuruca.

O SIM é voltado ao atendimento multidisciplinar de crianças, adolescentes, idosos e mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio da atuação de profissionais das áreas de psicologia, direito e assistência social. Essas salas são também equipadas para a coleta de depoimentos especiais, onde esses profissionais conduzem depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência de forma lúdica e humanizada, evitando e sua revitimização.

“Não se trata só de uma sala, não se trata só de um espaço físico; é muito mais que isso. O Judiciário Piauiense tem, efetivamente, dado concretização ao princípio previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, o princípio da absoluta prioridade à criança e ao adolescente”, disse o juiz Sandro Rodrigues, titular da Vara Única da comarca de Capitão de Campos.

Para o juiz Stefan Ladislau, titular da Vara Única de Piracuruca, a inauguração da sala do SIM materializa o respeito, por parte do Poder Judiciário, à condição especial da criança e do adolescente vítimas de violência, assim como de mulheres e idosos em situação de vulnerabilidades. “A criação dessa sala é um sinal de evolução da comarca no cumprimento de Metas do CNJ. Desde já, agradeço pela disponibilidade da Corregedoria, sempre sensível aos pleitos aqui que nós fazemos”, acrescentou.

Fonte: Jeferson Silva

Acordos de Cooperação
Além da inauguração das salas, o desembargador Fernando Lopes também assinou Acordos de Cooperação Técnica, juntamente com os prefeitos de Capitão de Campos, Tim Medeiros, e de São José do Divino, Francisco de Assis Carvalho, visando ao pleno funcionamento do SIM.

“Hoje, oferecemos uma série de atendimentos e acompanhamentos às crianças e aos adolescentes em nosso município, em relação a saúde, que educação e desenvolvimento. Por isso, estamos à disposição da Justiça para o que for necessário para bem atender a esse público “, disse Tim Medeiros. O prefeito Francisco de Assis Carvalho também falou sobre a importância de poder colaborar com a oferta do serviço para toda a comarca de Piracuruca, da qual São José do Divino é termo judiciário.

“A expansão do Serviço Multidisciplinar atende a uma determinação do CNJ, mas, especialmente, a uma prioridade que foi dada por nossa gestão, por entendermos a importância de melhor acolher crianças, adolescentes, idosos e mulheres em situação de vulnerabilidade. Quando assumimos, havia apenas três comarcas beneficiadas com o SIM no Piauí. Hoje, chegamos a 28. Motivo de grande orgulho e satisfação para todos nós”, disse o desembargador Fernando Lopes, acrescentando que, ao todo, serão entregues 47 salas de depoimento especial durante sua gestão à frente da CGJ-PI.

Selo
Durante as solenidades, o desembargador Fernando Lopes realizou a entrega de Selos 100% Digital às Varas Únicas de Capitão de Campos e Piracuruca e Certificado de Tramitação Única no PJe ao Juizado Especial Cível e Criminal de Piracuruca.

Sala SIM da Vara Única da Comarca de Piracuruca.

Fonte: Jeferson Silva

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email