Cidadão pode emitir certidões de diversos órgãos diretamente no site do Programa Justo Acesso

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Presente fisicamente em 11 municípios do Piauí que não são sede de comarcas, o Programa Justo Acesso também é virtual. Através do site www.tjpi.jus.br/portaltjpi/justoacesso/ o cidadão passa a ter acesso a todas as certidões e diversos serviços dos órgãos parceiros.

 

Segundo o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), Clayton Ataide, além de certidões, o usuário pode consultar no site seus processos e ter acesso a informações referentes à sua carteira de trabalho, título de eleitor e até mesmo entrar com ação judicial nos casos em que não seja preciso assessoria de um advogado.

 

“O Justo Acesso aproxima os serviços da justiça e de outros órgãos públicos da população. Essa mesma ideia adotamos para o site, que congrega uma gama de serviços, todos facilmente acessados pelo cidadão. Ou seja, ele próprio resolve suas demandas. Estamos em constante atualização dos nossos sistemas, exatamente para oferecer melhor os serviços”, destaca o secretário de TI.

 

Clayton Ataide reforça que apesar do avanço de todos os órgãos públicos disponibilizando praticamente todos os seus serviços na internet, foi percebido a dificuldade de muitos cidadãos em localizar esses serviços, pois precisavam saber qual órgão era responsável por resolver sua demanda, entrar no site desse órgão e localizar o serviço apropriado. “Resolvemos facilitar essa busca de serviços e disponibilizamos no portal do Justo Acesso todos os serviços mais acessados de nossos parceiros com uma descrição mais informal e classificados por temas de interesse como certidões, documentos, processos, etc. e não por órgão”.

 

Painel estatístico
Dados atualizados nesta quarta-feira (13) mostram que nas 11 unidades físicas, o Justo Acesso já atendeu 55.848 pessoas. Só audiências virtuais, por exemplo, foram realizadas 219.

 

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email