Consepre apresenta experiência de colaboração em contratações na Justiça do Trabalho

Publicado por: Viviane Bandeira

 
 

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Trabalho da 24ª Região, Alexandre Rosa Camy, apresentou hoje (06), durante o IV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil-Consepre, que acontece até sexta-feira (07), em Palmas-TO.

“A Justiça estadual é muito independente, tanto em orçamento, quanto na elaboração dos seus próprios sistemas, programas, ações de Tecnologia da Informação. A Justiça do trabalho possui natureza cooperativa, seja por ter menos independência, seja por ter menos servidores ou orçamento menor. A Justiça do Trabalho começou então a fazer tanto os projetos em colaboração quanto contratações em conjunto”, explicou Alexandre Rosa Camy, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Trabalho da 24ª Região.

Os secretários de Tecnologia da Informação dos tribunais trabalhistas fazem, em planilhas compartilhadas nacionalmente, o planejamento das contratações e projetos, para realização em conjunto. Dessa forma, cada tribunal manifesta seu interesse e a licitação, por exemplo, é realizada por um tribunal, que registra a ata e os outros tribunais fazem a adesão.

“Os resultados têm aparecido e são muito favoráveis. Prova disso é que o próprio Conselho da Justiça do Trabalho começou a incentivas as contratações por coparticipação. Nós planejamos juntos, fazemos em conjunto os termos de referência que, após a aprovação, é que o tribunal responsável dá andamento à licitação. Fazemos o trâmite oficial dos documentos da contratação conjunta pelo malote digital. Todos os tribunais interessados são colocados no termo de referência. Isso nos ajuda porque, mesmo com uma equipe pequena, conseguimos fazer contratações de forma ágil e eficiente”, completou Alexandre Rosa Camy.

O secretário detalhou que a ferramenta de backup usada pelos TRTs foi contratada pelo TRT de Goiás; o TRT de São Paulo contratou ferramenta de nuvem. O TRT 22, do Piauí, está fazendo contratação de computadores para os tribunais trabalhistas do país.

“Essa cooperação facilita o processo de contratação para todos os tribunais, além de permitir que consigamos preços melhores, em razão do volume de contratação, já que vários tribunais vão contratar, como copartícipes. Os quantitativos de cada tribunal são utilizados e influenciam na precificação, otimizando a utilização dos recursos públicos”, destacou o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Trabalho da 24ª Região.

Um dos desafios apontados pelo secretário é a negociação para o consenso entre os tribunais, tendo em vista que as contratações ficam mais complexas.

“Esse desafio nós enfrentamos com diálogo permanente. Existe também a necessidade mais atenção tendo em vista o interesse do mercado, a fim de evitar uma grande compra de produtos de baixa qualidade. Nesse aspecto, precisamos ter muita atenção nas especificações e a responsabilidade é muito grande. Nós fazemos planejamento das aquisições que serão feitas no ano seguinte e precisamos fazer essa previsão no nosso orçamento. A atenção do mercado é vantajosa no sentido de melhorar a política de precificação das empresas, que geralmente gera a alta chance de conseguir um bom produto por um preço muito interessante. Importante também porque eleva a qualidade da especificação e a segurança da contratação, já que todos os documentos são construídos com a experiência de profissionais de vários tribunais, otimizando também o trabalho do pregoeiro. Essa cooperação impacta diretamente na produtividade, elevando os dados da gestão”, pontuou Alexandre Rosa Camy.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email