Desembargador Adolfo Uchôa Filho(in memorian) será homenageado pelo Memória Viva

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

O programa Memória Viva realiza, nesta quinta-feira(11), homenagem ao desembargador Adolfo Uchôa Filho(in memorian). O evento acontece às 09 horas e pode ser acompanhado pelo canal oficial da Escola Judiciária (EJUD) no YouTube.

Durante o programa, o desembargador aposentado Brandão de Carvalho, coordenador do Núcleo de Memória do Tribunal de Justiça do Piauí, relembrará detalhes da passagem do desembargador homenageado pelo Poder Judiciário Piauiense.

“O desembargador Adolfo Uchôa Filho era uma pessoa ligada a mim, ele contribuiu com a educação fundando escolas e lecionando por todas as comarcas que se fez presente como magistrado. Particularmente, foi meu professor de História, Geografia e Organização Social e Política Brasileira (OSPB). Era juiz comprometido com a Justiça, um homem autêntico, nobre, fazedor de amigos, solícito e presente entre todos aqueles que o conheciam, dono de um sorriso largo, contagiava a todos com sua ternura e honradez”, destacou Brandão de Carvalho.

Desembargador Adolfo Uchôa Filho era natural de Belém (PA), bacharel pela Faculdade de Direito do Pará, em 1947. Soma ao currículo a experiência de oficial de gabinete do presidente do Conselho Administrativo e oficial administrativo da Recebedoria de Rendas, ambos exercidos em Belém (PA).

No Piauí, foi chefe de Seção de Estatística Policial, Criminal e Judiciário do Departamento de Estatística e diretor-geral da Imprensa Oficial, ingressando em seguida na magistratura. Foi juiz de direito de Batalha, Castelo do Piauí, Pedro II, Piracuruca, Piripiri e Teresina.

Em Pedro II, dirigiu o Ginásio Professor Felipino Orsano. Exerceu o cargo de presidente do Tribunal do Júri na capital piauiense. Pertenceu ao Tribunal Regional Eleitoral, foi presidente do Tribunal de Justiça. Aposentou-se em 26 de setembro de 1990.

“Desembargador Uchôa se destacou pelo seu notório saber jurídico, pela sua competência nos cargos que exerceu, além das atividades no magistério superior e médio em todas as comarcas que atuou. Esta é a forma que o Judiciário Piauiense tem para reconhecer os relevantes serviços prestados pelo magistrado Adolfo Uchôa Filho”, destacou Willame Carvalho, secretário do Núcleo de Memória.

PROJETO MEMÓRIA VIVA

O projeto Memória Viva: Resgatando a Memória do Judiciário Piauiense nasceu através do Plano de Gestão do Prodoc, com o objetivo de contribuir para a construção da memória do Tribunal de Justiça do Piauí, como uma importante ferramenta na consolidação da identidade do Poder Judiciário. Conta com o apoio da Presidência do Tribunal, Corregedoria Geral da Justiça, Vice-Corregedoria e da Escola Judiciária, que têm fornecido subsídios e estrutura para o desenvolvimento das atividades.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email