Desembargador Fernando Lopes e Silva Sobrinho é homenageado pelo Memória Viva

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

O programa Memória Viva realiza, nesta sexta-feira(16), homenagem ao desembargador Fernando Lopes e Silva Sobrinho (in memorian). O evento acontece às 10 horas e pode ser acompanhado pelo canal oficial da Escola Judiciária (EJUD) no YouTube.

Durante o programa, o desembargador aposentado Brandão de Carvalho, coordenador do Núcleo de Memória do Tribunal de Justiça do Piauí, entrevistará o neto do magistrado, o atual corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Lopes e Silva Neto.

“Sinto-me deveras lisonjeado e honrado em representar a família nesta live, historiando alguns fatos e dados sobre o meu avô. Sem dúvida, a vocação decorreu da convivência que tive com o meu avô, desembargador Fernando, porque o admirava pela postura íntegra, proba e honesta como magistrado, razão pela qual sempre foi o meu guia profissional”, destacou o desembargador Fernando Lopes e Silva Neto ao ser convidado para falar do avô.

O desembargador homenageado, Fernando Lopes e Silva Sobrinho é natural de União (PI), formou-se em direito no ano de 1927 e foi telegrafista concursado em Fortaleza. Ainda no Ceará, exerceu o cargo de promotor e juiz de direito. Foi fundador de estabelecimento de ensino em Limoeiro do Norte, no tempo de serventia de magistrado.

Já no estado do Piauí, o magistrado foi juiz de direito de importantes comarcas, como Jaicós – onde fundou o Colégio Padre Marcos – Floriano e Teresina. Na capital piauiense, lecionou Português em diversas instituições de ensino e foi professor de Introdução à Ciência do Direito na Faculdade de Direito. Foi poeta e colaborou com jornais de Teresina e Fortaleza. Patrono do Fórum da Comarca de Jaicós. Faleceu em Fortaleza (CE), aos 85 anos de idade.

“A carreira como magistrado exercida pelo meu avô foi de probidade, honestidade, integridade e amor à magistratura, assim como fizera o seu genitor, desembargador Augusto Everton e Silva, meu bisavô”, relembrou Fernando Lopes e Silva Neto.

Para o desembargador aposentado Brandão de Carvalho, coordenador do Núcleo de Memória do Tribunal de Justiça do Piauí, o Memória Viva resgata a memória do Judiciário: “Queremos trazer à memória da nova geração de magistrados(as) e servidores(as) quem fez a história do Judiciário piauiense nesses 130 anos de Justiça. Ao longo das lives feitas semanalmente, realizamos um resgate da memória. Nosso programa é uma importante ferramenta na consolidação da identidade do Poder Judiciário”, pontuou.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email